Ministério recomenda que mulheres adiem gravidez durante pico da pandemia

Recomendação foi feita pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Medeiros

Por: Estadão Conteúdo  -  16/04/21  -  17:39
O benefício também é pago em caso de aborto ou adoção
O benefício também é pago em caso de aborto ou adoção   Foto: Claudio Vitor Vaz

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros, afirmou nesta sexta-feira (16) que a pasta recomenda às mulheres que, se possível, adiem a gravidez enquanto durar pico da pandemia da Covid-19. Mais cedo, o secretário havia afirmado que há uma pressão dos médicos ginecologistas obstetras para que todas as grávidas sejam incluídas no plano de vacinação contra a Covid-19 e não apenas as que apresentam comorbidades.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o secretário, apesar da falta de estudos, "a visão clínica de especialistas mostra que a variante nova tem ação mais agressiva nas grávidas".


"Neste momento do pico epidêmico, pela situação que está acontecendo em alguns locais, deve ser avaliado - como aconteceu com o zika vírus em 2016 -, caso possível, postergar um pouco a gravidez para um melhor momento com uma gravidez mais tranquila", disse Medeiros. "É óbvio que a gente não pode falar isso para alguém que tem 42 ou 43 anos, mas para uma mulher jovem, que pode escolher o seu momento de engravidar, o mais indicado agora é esperar um pouquinho até a situação ficar um pouco mais calma", completou.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter