Ministério da Saúde nega pedido de cloroquina junto à Fiocruz

Compra de medicamento já atende ao Programa Nacional de Controle da Malária, e se mantém no mesmo patamar médio dos anos anteriores

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/02/21  -  23:20
O medicamento é usado no Programa Nacional de Controle da Malária
O medicamento é usado no Programa Nacional de Controle da Malária   Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde emitiu nota nesta quinta-feira (11), informando que não foi concretizada a aquisição de 4 milhões de unidades de comprimidos de difosfato de cloroquina 150 mg com recursos alocados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio da Medida Provisória número 940, que abriu crédito extraordinário para o enfrentamento da Covid-19. A pasta informou que adquire o medicamento cloroquina 150 mg para atendimento ao Programa Nacional de Controle da Malária.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o Ministério, a aquisição do medicamento junto à Fiocruz realizada em 2020, foi programada no ano de 2019, portanto antes da pandemia, e manteve-se no patamar médio adotado nos exercícios anteriores. Além disso, o valor unitário do medicamento permanece o mesmo desde 2018.


Com a elevação do número de casos de Covid-19, e aumento da demanda, o estoque do Ministério da Saúde foi rapidamente distribuído, e a demanda da Cloroquina pelos estados e municípios apresentaram crescimento. Neste cenário, o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEX), disponibilizou a Cloroquina 150 mg ao Ministério da Saúde, para distribuição ao Sistema Único de Saúde, como forma de auxiliar no enfrentamento da pandemia no país. As entregas do medicamento pelo LQFEX ocorreram, de acordo com a pasta, diretamente às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.


Logo A Tribuna
Newsletter