Metade da população brasileira conhece alguém com Covid-19, diz pesquisa

Em quatro semanas, o número crescente de casos fez percentual subir de 42% para 50%

Por: Por ATribuna.com.br  -  30/07/20  -  13:25
Santos foi a cidade com mais novos casos
Santos foi a cidade com mais novos casos   Foto: Matheus Tagé/AT

Ao menos um em cada dois moradores da Baixada Santista – e também do restante do país – conhece alguém que contraiu ou ainda luta para se livrar da Covid-19. É o que aponta um estudo da Trocando Fraldas, divulgado na manhã desta quinta-feira (30). Em quatro semanas o percentual subiu, ao menos, oito pontos percentuais: passando de 42%, conforme a sondagem anterior, para a marca atual de 50%. 


Em São Paulo, estado mais afetado pelo vírus, o levantamento concluiu que metade da população teve, ao menos, um caso conhecido de Covid-19 entre familiares ou de seu ciclo de amizade. Em Roraima, 81% dos entrevistados conhecem alguém que tem ou já teve coronavírus. No Rio de Janeiro, 59% dos participantes conhecem alguém que já foi acometido. Já no Rio Grande do Sul, somente 23% da população conhece alguém que já pegou o vírus.  


Dado o crescimento de casos e óbitos, estados estão prorrogando o isolamento social ou recuando as medidas adotadas para flexibilização da quarentena.  


Esse cenário fez com que a população recuasse sobre a retomada da economia. Conforme a sondagem, 65% dos brasileiros não concordam com a flexibilização das finanças no país. No estudo anterior, mais da metade, 54%, desejavam a reabertura da economia o quanto antes.  


Em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados mais afetado pela pandemia, 63% da população é contra a reabertura do país. Já no Ceará e no Pará, estados que também estão entre os mais atingidos pelo vírus, pelo menos 61% dos participantes é contra a reabertura. O estado mais favorável à reabertura do país é o Tocantins, com 52% dos entrevistados a favor. 


Logo A Tribuna
Newsletter