Júpiter e Saturno são vistos muito próximos na noite desta segunda; fotos

Os dois maiores planetas do sistema solar permaneceram alinhados, o efeito é chamado de 'conjunção', e causa maior brilho, formando a chamada 'Estrela de Belém'

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/12/20  -  06:30
Atualizado em 22/12/20 - 06:49
Júpiter e Saturno não estavam tão próximos faz cerca de 800 anos
Júpiter e Saturno não estavam tão próximos faz cerca de 800 anos   Foto: Cristopher Go/Space Weather

Os planetas Júpiter e Saturno são os dois maiores do sistema solar. Na noite desta segunda-feira (21) eles se alinharam e, na visão da Terra, pareciam estar um ao lado do outro. O evento é raro, e conhecido como 'Estrela de Belém', 'Estrela de Natal' ou 'grande conjunção' (confira mais fotos abaixo). O fenômeno foi visível a olho nu em diversas partes do planeta, e não acontece há vários séculos.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na noite desta segunda-feira (21) foi quando o evento atingiu seu ponto máximo, mostrando os planetas praticamente grudados. Nos próximos dias eles começam a 'se afastar', mas os dois pontos no horizonte ainda serão visíveis, bastando observar logo após o pôr do sol, dependendo das condições climáticas, nuvens ou luminosidade do local.


Quem tiver um telescópio, poderá até mesmo ver os anéis de Saturno. A próxima oprtunidade para o mesmo fenômeno, somente daqui a 60 anos.






*Com informações de G1


Logo A Tribuna
Newsletter