Instituto de Análises Clínicas de Santos lança programa de testagem ocupacional para Covid-19

Objetivo de programa do Iacs é oferecer testagem para colaboradores de empresas, para que possam retornar às atividades com segurança

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/08/20  -  22:54
O programa de testagem laboratorial também oferece orientação médica para empresas
O programa de testagem laboratorial também oferece orientação médica para empresas   Foto: Divulgação/IACS

O Instituto de Análises Clínicas de Santos (Iacs), líder regional em medicina diagnóstica e medicina ocupacional, lançou um programa de testagem para Covid-19 voltado a empresas. O objetivo é realizar a testagem dos colaboradores para que eles possam voltar às atividades com segurança.


O programa de testagem laboratorial também oferece orientação médica para empresas de todos os segmentos neste momento de pandemia.


Dentro do projeto, há vários formatos. A iniciativa consiste na avaliação inicial dos funcionários, por meio de questionários, identificando indivíduos com história compatível de COVID-19. Depois, é feita a testagem de grupos de risco ou de até 100% dos colaboradores, utilizando exames laboratoriais sorológicos do próprio Iacs, que receberam o certificado ISO 9001.


O Iacs ainda garante a agilidade no processo de atendimento e emissão dos resultados em apenas um dia. O Instituto também oferece interpretação dos resultados Covid-19 (sorologia IgM e/ou IgG ou PCR) e teleatendimento ou atendimento presencial para indivíduos sintomáticos, de acordo com o número de dias dos primeiros sintomas.


Consultoria ocupacional


O Programa de Consultoria Ocupacional Covid-19 também dá apoio técnico em ações para minimizar o contágio com a doença, como orientação para o uso correto dos diferentes Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de acordo com tipo de atividade exercida, estratégias de distanciamento seguro, tipos de barreiras disponíveis, adequação da ventilação de ambientes e organização do fluxo de colaboradores e clientes.


A Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho do Iacs, oferece suporte na elaboração do Plano de Contingenciamento, exigido pelos governos municipais e estaduais e emitir o certificado de testagem e atestado de ‘aptidão’ para a empresa. 


"Com este programa, podemos assegurar às empresas a forma segura de retomar suas atividades, diminuindo o impacto do coronavírus na saúde física e mental dos trabalhadores. Dessa maneira podemos contribuir com o processo de retomada da economia na nossa região”, explica o médico patologista clínico e médico do trabalho, Alberto Augusto Guimarães Gonçalves, diretor do Iacs.


As empresas podem escolher se os funcionários serão testados no trabalho, na unidade de medicina ocupacional ou em uma das 14 unidades do Iacs na Baixada Santista.


Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail covid19@iacs.com.br, pelo telefone (13) 3202-4300 ou Whatsapp (13) 99610-9324 e escolha a opção ‘medicina ocupacional’.


Logo A Tribuna
Newsletter