Importar-se menos com o que não é preciso garante uma saúde mais equilibrada

Não se deixar consumir pelas preocupações vãs é uma arte cada vez mais rara e nunca foi tão necessária

Por: Da Redação  -  29/06/19  -  19:02
"Ioga é uma filosofia de vida. Não é apenas exercício"   Foto: Adobestock

Preparar-se, organizar e deixar tudo pronto. Planejamento é uma habilidade importante nos dias de hoje, mas saber que planos podem não dar certo e situações mudam no meio do caminho nos ajuda a entender que tentar manter o controle de tudo o tempo todo é furada. Às vezes, é preciso deixar fluir.


“Quando falamos em preocupação, a própria palavra define o que devemos observar e transformar. Pré ocupar-se é colocar nossa energia e atenção em algo que ainda nem aconteceu e provavelmente não será da maneira como imaginamos”, explica o médico e psicólogo Roberto Debski, que tem pós-graduação em Atenção Primária à Saúde e diversas formações em Práticas Integrativas e Complementares, Meditação e Coaching.


Preocupar-se em excesso, segundo o médico, é uma atitude que pode originar ansiedade, doença que atinge um número crescente de pessoas na atualidade. “Acumular tarefas e compromissos pode trazer sobrecarga e estresse”, diz Debski.


E estar com a cabeça no futuro tentando resolver situações que ainda não aconteceram é um risco de se perder a chance de viver o que temos certeza: o hoje.


Maria Eugênia Copetti, psicóloga e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), afirma que o cérebro equilibrado trabalha com probabilidades. Já o cérebro do ansioso funciona baseado em possibilidades e essas são muitas e, muitas vezes, fogem do nosso controle.


“A nossa sociedade colabora com isso. A cobrança, tanto interna quanto externa, é grande. E aí a pessoa tem medo de falhar, de não ser rico, de não ser bom o suficiente ou bonito o suficiente”, diz. Esses sentimentos podem virar ansiedade e, associados à depressão, transformar-se em diversos transtornos.


Para Debski, a dica é aprender a transformar nossas preocupações, que são virtuais e imaginárias, em problemas estruturados. Assim, garante o médico, eles serão reais e trarão a oportunidade da solução quando abordados com consciência, foco e sabedoria


Importante é o que importa


Diante de tudo isso, é importante que se consiga separar o joio do trigo, preocupar-se com o que importa, saber o que delegar e quando declinar de um pedido ou uma tarefa.


“Para deixar a vida mais leve é preciso priorizar tarefas, saber escolher e conseguir delegar. Essas são atitudes extremamente saudáveis. Além disso, conseguir dizer não sempre que necessário é fundamental para a saúde, qualidade dos relacionamentos e sucesso na profissão", detalha Debski.


Para que isso seja possível, é preciso tirar momentos de reflexão, para o autoconhecimento. Desta forma, será possível identificar os próprios propósitos e missões.


“Lidar com a vida desta maneira requer ampliação da consciência. Por exemplo, através de uma sincera reavaliação da vida, de nosso propósito, talvez através de um processo psicoterápico, ou outro instrumento como as constelações familiares sistêmicas e a meditação”.


Logo A Tribuna
Newsletter