Higienizar celulares e acessórios ajuda a evitar o coronavírus

Limpar aparelho com um pano com álcool é o ideal, além de não colocá-lo em qualquer superfície e mudar outros hábitos

Por: Nathália de Alcantara  -  20/03/20  -  00:45
Senado decidiu que consumidor tem direito a celular reserva
Senado decidiu que consumidor tem direito a celular reserva   Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cuidados básicos como higienização das mãos e dos equipamentos eletrônicos, constantemente manuseados, são verdadeiros aliados para a prevenção de doenças virais por contato, como o coronavírus.


Segundo o infectologista do Hospital Albert Einstein Jacyr Pasternak, as pessoas concentram, hoje, uma série de informações na palma das mãos e nem percebem o risco de contaminação apresentado por esses equipamentos.


"É fundamental manter as mãos limpas e tomar cuidado com os locais onde guarda o celular. Evite emprestar o seu aparelho".


De acordo com estudo de 2019 da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas, mais da metade da população mundial está conectada à internet. São 3,9 bilhões de pessoas (o equivalente a 51% da população mundial) com acesso à web, ou seja, manuseando algum aparelho.


Da cama para o banheiro, do escritório para a academia, do trânsito para a mesa de jantar, esses aparelhos podem levar à proliferação de doenças com grande potencial de multiplicação, como o próprio coronavírus.


Para o especialista em Tecnologia da Informação Wellington Andrade, o ideal é optar por álcool isopropílico, que isola notebooks, celulares e computadores, sem qualquer risco. "É preciso aplicá-lo em uma flanelinha de microfibra e, assim, fazer a limpeza de todo o aparelho, que deve estar desligado".


Ele recomenda que pano com álcool seja passado no aparelho ao menos três vezes ao dia e apenas na capinha e na película. "Ele está conosco o dia todo e acompanha as pessoas em diversos lugares, do banheiro ao restaurante”. 


Outro cuidado deve ser tomado com bolsas, carteiras, cartões e outros acessórios e objetos usados no dia a dia. "O ideal é evitar deixá-los em lugares públicos, no chão ou em locais que não estejam higienizados", complementa Jacyr Pasternak.


Logo A Tribuna
Newsletter