Governo de SP volta a pedir à Saúde fim de requisição do 'kit intubação'

Medicamentos são utilizados na intubação de pacientes graves acometidos pela Covid-19

Por: Do Estadão Conteúdo  -  19/04/21  -  15:30
Atualizado em 19/04/21 - 16:01
Com estoques de kit intubação no fim, entidade pede suspensão de cirurgias eletivas no país
Com estoques de kit intubação no fim, entidade pede suspensão de cirurgias eletivas no país   Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo do Estado de São Paulo voltou a pedir nesta segunda-feira (19) para que o Ministério da Saúde suspenda a requisição para medicamentos utilizados na intubação de pacientes graves acometidos pela covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, "se o Estado de São Paulo não tivesse tido requisições administrativas pelo Ministério da Saúde, teríamos quantitativo suficiente tanto para o Estado quanto para o município durante período considerável". De acordo com o secretário, a aquisição dos medicamentos continua acontecendo, porém "em quantidade muito pequena e com entregas postergadas".


"Conclamamos ao Ministério da Saúde para que retire a requisição administrativa para que o Estado de São Paulo como todos os outros possam adquirir produtos de uma forma mais célere, na quantidade necessária, sem depender de comércio internacional", completou.


Para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o governo federal precisa revogar a medida do Ministério da Saúde. "Se o fizer, não só São Paulo como os demais Estados voltarão a fazer a aquisição destes medicamentos diretamente dos laboratórios", afirmou Doria. A medida foi posta em efeito em março durante pico da covid-19 em março a fim de evitar o desabastecimentos dos medicamentos.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter