Gapa/BS fará mutirão de testes de HIV em Santos neste sábado

Gratuito, atendimento ocorrerá na sede da entidade, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Por: De A Tribuna On-line  -  27/11/18  -  16:47
  Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no sábado (1º), o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista (Gapa/BS) promoverá um mutirão de testes de HIV por fluído oral (saliva).


O Gapa/BS é a única entidade na região credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar esse tipo de atendimento, que será gratuito, das 9 às 14h, na sede da organização (Avenida Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos).


A ação acontecerá em parceria com o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), da Prefeitura de Santos. Se o teste der positivo, na mesma hora será realizado o comprovatório e, em havendo confirmação, o portador do vírus será encaminhado ao serviço especializado para medicação, também gratuita.


Agendamento


O Gapa também realiza em sua sede a testagem de rotina, de segunda a sexta-feira, igualmente de forma gratuita; para tanto é necessário agendamento pelo telefone 3222-3109. Esse trabalho ocorre em parceria com a Sociedade de Melhoramentos da Vila Gilda (Caminho da Capela, 65), sempre às terças-feiras, das 15 às 17h, com monitora devidamente treinada.


Prevenção


O teste de HIV por fluído oral é rápido e sigiloso. Quanto mais cedo o vírus for detectado melhor, pois mesmo após infectado, um indivíduo pode permanecer por até 10 anos sem qualquer sintoma, mas com capacidade de transmitir o vírus para outras pessoas.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter