Frutas fazem bem o ano todo e devem ser incluídas na dieta

Se não faz parte da sua rotina, aproveite que o calor está chegando e as inclua no dia a dia

Se não faz parte do seu dia a dia, trate de mudar esse hábito. Comer frutas todos os dias faz parte daquelas recomendações básicas dos nutricionistas quando o assunto é vida saudável. E, com o calor quase chegando, listamos 10 delas que são tudo de bom nessa temporada. 

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“Vitaminas, minerais, fibras, água, substâncias funcionais compõe esse grupo alimentar tão importante. Não é apenas no verão que devemos comer e sim em todas as estações do ano”, reforça a nutricionista especialista emagrecimento Roberta Silva.

Por sua composição nutricional, as frutas previnem doenças como câncer e cardíacas, combatem o envelhecimento, controlam a pressão arterial, melhoram a imunidade e ajudam no processo de emagrecimento.

“Além disso, as frutas também atuam na nutrição das nossas células, entre outros benefícios a saúde. Para que você tenha todos esses benefícios segue uma dica de ouro: sempre que possível consuma frutas orgânicas, sem agrotóxicos! Mas quando não for possível prefira as frutas da época, elas geralmente tem menor quantidade de agrotóxicos e o preço é mais acessível”, diz Roberta.

Segundo o nutricionista e professor da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Jean Silvestre, além de possuírem grande quantidade de água, as frutas também contém muitos nutrientes que auxiliam à saúde, como as vitaminas do complexo B, as fibras (que trazem maior saciedade), além de ajudar a diminuir a inflamação no organismo e auxiliar na prevenção do envelhecimento.

Bora para um açaí?

Silvestre dá, ainda, uma dica de ouro: açaí. O açaí com frutas, além de ser muito gostoso, tem uma grande quantidade de água e pode tornar a dieta algo fácil de ser mantido. Mas é importante lembrar: apesar da grande quantidade de água nos alimentos, é importante ingerir água potável. “Somente a ingestão de alimentos não te deixa totalmente hidratado”, reforça.

Frutas

Abacate: Ótima fonte de gordura boa! Por isso ela não deve ser deixada de lado por quem quer emagrecer, muito pelo contrário. O segredo é moderação.  Faz bem para a pele e cabelo, ajuda a diminuir o estresse, ótimo para a memória e ajuda na prevenção de doenças.

Abacaxi: Ajuda no processo de digestão e devido a presença de vitamina C melhora a imunidade, colaborando para evitar gripes e resfriados.

Ameixa: Fonte de substâncias funcionais que ajudam a proteger o coração, ajuda no bom funcionamento intestinal, excelente opção para quem quer emagrecer.

Banana: Além de ser ótima para fazer várias preparações saudáveis, essa fruta tem muitos benefícios a saúde, entre eles: melhora o humor, recuperação muscular, promove saciedade, atua de forma benéfica no sistema nervoso e também ajuda a regular a função intestinal.

Laranja: Ajuda no controle do colesterol, fortalece o sistema imunológico, previne doenças e também favorece o bom funcionamento intestinal.

Lichia: Frutinha com muitos nutrientes e possui poucas calorias, faz bem para pele, ajuda a proteger o fígado, também ajuda na imunidade e no controle da glicemia.

Manga: Devido a quantidade de fibras e antioxidantes presente ela ajuda na prevenção do câncer, faz bem para pele, boa para digestão, faz bem para o cérebro.

Melancia: Devido a grande quantidade de água, a melancia é uma fruta que hidrata. Ajuda no controle da pressão, faz bem para o coração, também colabora com o bom trabalho do sistema imunológico.

Melão: Assim como a melancia, o melão também é uma fruta hidratante, melhora o funcionamento do intestino, faz bem para pele, possui poucas calorias e também favorece o controle da pressão arterial.

Pêssego: Ajuda a combater a retenção de líquidos, melhora o funcionamento intestinal, previne doenças, ajuda no humor e também no controle do diabetes.

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