Fortes dores de cabeça podem ser um sinal de alerta para um possível caso de AVC

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos uma pessoa morre por causa da doença

Por: Nathália de Alcantara  -  08/11/20  -  12:23
Segundo o neurocirurgião Júlio, é preciso ficar atento aos sintomas
Segundo o neurocirurgião Júlio, é preciso ficar atento aos sintomas   Foto: Divulgação

Uma dor de cabeça diferente, ou a sensação de que ela tem sido a pior que você já sentiu na vida, pode ser o sinal de que algo muito grave está acontecendo no seu corpo. Esse é o principal sinal de alerta nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o neurocirurgião Júlio Pereira, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, casos como o do humorista Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa Mais Você, da Rede Globo, representam 20% dos AVCs. O ator morreu no domingo passado, vítima de um acidente vascular hemorrágico.


“O AVC hemorrágico, quando um vaso estoura e o sangue extravasa, é menos comum e muito mais grave. A chance de sobreviver é muito menor. Já o AVC isquêmico (veja abaixo), que acontece quando um vaso se fecha, representa 80% dos casos”.


O especialista explica que muitas pessoas saudáveis e que levam uma vida normal podem viver como uma bomba-relógio sem saber. O risco aumenta aos 50 anos, idade que concentra mais vítimas da doença.


>> Entenda mais sobra o AVC


Quem tem histórico familiar deve procurar um médico. No caso do aneurisma, não existe uma triagem como para cânceres de próstata e mama, por exemplo”, explica Júlio.


Pronto-Socorro


O neurocirurgião diz que muitas pessoas que vão até um pronto-socorro com dor de cabeça severa são liberadas, mas isso não significa que realmente está tudo bem. “A maioria delas volta em estado grave depois. Por isso, é fundamental procurar um especialista para exames específicos”.


Pereira lembra ainda dos casos em que a vítima morre sozinha e explica que isso acontece  principalmente quando um vaso da cabeça se rompe. “Normalmente, não dá tempo de chegar ao médico.


Os que conseguem podem receber uma válvula na cabeça para drenar o sangue que se acumula ou terão um hematoma que comprime regiões relevantes no cérebro, causando alterações importantes”.


A Organização Mundial de AVC prevê que uma em cada seis pessoas terá o problema ao longo da vida. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um paciente morre por causa da doença, o que dá mais de 100 mil mortes por ano.


Dicas


Para o neurologista Eduardo Lopes, respostas simples e imediatas ajudam a identificar se alguém está tendo um AVC. “Uma delas é a sigla SAMU, que ajuda a salvar quem está em apuros”.


O S é de sorriso. Peça para a pessoa tentar sorrir, já que em casos de AVC só é possível abrir a boca com um lado, fica um sorriso torto e é fácil identificar que há algo errado.


A letra A é de abraço. Quem sofre um AVC costuma ter fraqueza em um dos lados do corpo e não consegue levantar ambos os braços para abraçar outra pessoa.


Já o M é de música. Como a fala e coerência ficam comprometidas, o paciente não consegue cantar.


Por fim, o U significa urgência. Se todos os testes foram positivos, chame ajuda imediatamente.


“É importante saber que o seu destino depende de você. As dicas são fazer atividade física, controlar seu peso, gordura abdominal e pressão arterial, reduzir o colesterol, não abusar do álcool, evitar o estresse, não fumar e fazer acompanhamento médico”, reforça Lopes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter