Flores são fonte de harmonia

A primavera chegou; com ela, cores e formas que podem trazer paz aos ambientes da casa – e ao compasso da vida

Por: Tatiane Calixto & Da Redação &  -  28/09/19  -  21:16
  Foto: Divulgação

Há muito tempo, a vida da humanidade era ligada às estações do ano de maneira quase vital. Apesar das mudanças, hoje, ainda que por detrás das janelas dos prédios com aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado, vivenciamos a introspecção das noites mais longas do inverno, a empolgação dos dias mais agitados do verão ou mesmo a esperança e alegria que parecem renascer com a primavera. 


Por isso, pode não ser uma má ideia não apenas abrir as janelas, mas trazer as cores e os cheiros da nova estação para dentro de casa. E, assim, aproveitar que a natureza está florescendo cheia de cor e vida, para reflorescer também. 


Para a terapeuta holística Renata Hecht, isso é possível por conta da energia e beleza das flores. “Elas absorvem água, raios solares, nutrientes e se abrem lindas e cheirosas, com um enorme potencial de energia. Não há como ver uma flor e não sentir essa potência divina que a Grande Mãe nos oferta como presente”, diz. 


Por isso, ter flores em casa, na varanda, no trabalho ou nos cabelos pode mudar o astral. E para muito melhor. 


Em casa 


De acordo com Renata, é possível ter todos os tipos de flores em casa. Porém, o Feng shui, que é uma arte milenar de harmonização dos ambientes, recomenda algumas espécies em determinados locais. 
“É bom ter violetas no banheiro, por exemplo, pois são flores que trabalham com limpeza. Já os girassóis são recomendados para ficar na cozinha, em frente ou em cima do fogão, visando prosperidade”. 


A consultora de Feng shui, Cris Ventura, complementa que no banheiro, as flores naturais em vaso com terra trazem estabilidade, além de garantir frescor e transmutar as energias. Neste ambiente, são melhores flores amarelas ou laranjas, indica. 


Já no hall ou perto da porta de entrada, as flores trazem uma mensagem de boas-vindas, e conforme a arte milenar, também proteção e sorte. 


“É um papel discreto, mas muito significativo aquele que as flores desempenham nos lares. Elas promovem harmonia, trazem equilíbrio e bem-estar, estimulando os seres humanos. Através do aroma, da cor ou da forma, minimizam doenças da alma, algumas purificam o ambiente, absorvendo as toxinas, além de trazerem beleza”, avalia Mon Liu, docente do curso de Feng Shui para Design de Interiores do Senac. 


No trabalho 


E por que não levar também um pouco de leveza e alegria para o trabalho? Para Cristina Cordeiro, da La Villa Florisada Paisagismo, as flores têm o poder de deixar o ambiente menos frio, ainda que tenham que batalhar com a seriedade carpetes, revestimentos muitas vezes escuros ou paredes frias. 


“As empresas estão investindo cada dia mais em paisagismo corporativo, as pessoas ficam dentro dos escritórios e nem sabem se lá fora está frio ou calor, se chove ou não. Por isso, cantinhos verdes, plantas em vasos, parede verde, são algumas opções para dar essa quebrada no ambiente mais formal”, diz Cristina. 


Mais do que requinte, o trabalho da terra


As flores compõem qualquer ambiente com beleza, harmonia, leveza, limpeza e perfume, afirma Denise Bobadilha. Ela encontrou na jardinagem mais que um hobby, mas uma maneira de trazer equilíbrio para a vida. Por isso, para Denise, as flores são facilmente associadas ao requinte e também à alegria e força. “Flores simbolizam o trabalho da terra, o resultado da semente e traduzem a força vital”. 


Mas nem sempre é fácil cultivá-las em casa. Mas para quem quer começar, azaleias, rosas e violetas são as melhores opções. “As rosas gostam de sol e as azaleias, assim como lírios, de sol direto. Já as violetas preferem luz indireta”, ensina Denise. 


Em relação à rega, Denise dá uma dica: encoste os dedos na terra, se estiver úmida, não precisa de água. “Tocar a terra é a melhor maneira de sacar se precisa de água. Nunca regue muito nenhuma planta, elas afogam fácil”.


Aromas podem auxiliar o bem-estar e a saúde


Apoveitar o ‘poder’ das flores não se restringe apenas a tê-las em vasos ou plantá-las. “As flores podem estar em arranjos in natura, podem ser usadas em banhos, e as comestíveis em pratos especiais. Mas também é possível fazer óleos vegetais com flores frescas, borrifadores e até sabonetes”, explica a terapeuta holística Renata Hecht. 


Segundo ela, a aromaterapias utiliza as flores por meio de seus óleos essenciais há milhares de anos. O aroma funciona ao ser inalado ou usado com algum carreador sobre a pele. Os efeitos são psicológicos, emocionais e fisiológicos, sendo eficaz e vasta sua área de atuação. Confira no infográfico.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter