Fisioterapeuta dá dicas de exercícios e aparelhos para pessoas com problemas respiratórios

Segundo o especialista em pneumologia Vinicius Cavalcante, pacientes que tratam a Covid-19 em casa podem usar o Respiron

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/07/20  -  21:12
Live do Grupo Tribuna debate os cuidados com a saúde no pós-pandemia
Live do Grupo Tribuna debate os cuidados com a saúde no pós-pandemia   Foto: Reprodução/Facebook

Os cuidados com a saúde respiratória devem ser dobrados durante e após a pandemia do novo coronavírus. Com o intuito de auxiliar pacientes que estão tratando a Covid-19 em casa e pessoas que possuem problemas de respiração, o fisioterapeuta Vinicius Cavalcante, especialista em pneumologia, deu dicas de exercícios e aparelhos que podem ser usados em momentos de crise e dificuldade para respirar.


"O Respiron pode ser usado por pacientes com Covid que estão fazendo tratamento em casa. Ele melhora a capacidade pulmonar na pessoa. É muito prático. Dá pra levar para qualquer lugar e usar em casa", recomendou Vinicius durante a live "Cuidados com a saúde no pós-pandemia", promovida pelo Grupo Tribuna, nesta quinta-feira (16), no Facebook.


"Temos que lembrar que os pacientes têm que estar bem hidratados. Quanto mais hidratado, melhor ainda. Ainda mais o que tem muita secreção", alertou o especialista em fisioterapia respiratória.


Aos responsáveis por crianças que sofrem de bronquiolite, Vinicius indicou o método da tapotagem. "Você faz uma conchinha com a mão, vira a criança de lado e faz a tapotagem nas costelas, nas costas", explicou ele.


Além da tapotagem, o fisioterapeuta recomendou um exercício lúdico para as crianças com doenças respiratórias: encher um copo de água, colocar um canudo e assoprar. "Aquelas bolinhas fazem uma vibração. É um exercício para o pulmão".


Vinicius também falou sobre como pacientes com asma devem se portar durante crises. "A gente tem que soltar o ar devagar. Se soltar aos pouquinhos, o ar sai mais fácil", comentou, depois de fazer uma analogia a um incêndio em uma sala pequena e cheia de gente. "Se todo mundo sair junto, não dá certo, porque aglomera".


Assista a live na íntegra:


AO VIVO 🚨 Hoje a conversa é sobre cuidados com a saúde no pós-pandemia com Vinicius Cavalcante. Participe junto com a Vanessa Martins nos comentários!


Logo A Tribuna
Newsletter