Fadiga pode ser sintoma de problemas

Procure um médico se situação persistir

Por: Da Redação  -  10/11/19  -  17:08
Cansaço e dificuldade para atividades comuns são sinais de alerta
Cansaço e dificuldade para atividades comuns são sinais de alerta   Foto: Adobe Stock

Você vive cansado, indisposto, com sensação de fraqueza, falta de energia e sono sem motivo aparente? Então preste atenção. Esse conjunto de sintomas, classificado como fadiga, é um sinal enviado pelo corpo de que algo não vai bem. Claro que trabalhar de forma excessiva ou passar noites em claro por causa de um filho recém-nascido também causam fadiga, mas essa é passageira e com origem bem conhecida.


“O importante é saber se há impacto na qualidade de vida. Se o paciente começar a sentir alguma limitação física que ele não sentia antes, é um sinal de alerta”, ressalta o médico cardiologista Fernando Bacal, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. 


Segundo ele, a fadiga tem várias possibilidades de diagnóstico, desde alterações cardiológicas, pulmonares, metabólicas e, até, perda muscular. “A diminuição da capacidade funcional, o cansaço e uma dificuldade para atividades que fazia com facilidade abrem um leque para que se pesquise a causa.” 


Bacal afirma que questões emocionais e psicológicas também devem ser avaliadas, caso não sejam encontrados fatores orgânicos que justifiquem o problema. “Primeiro se busca a causa orgânica, que pode ser, até, algum tumor escondido. São amplas as possibilidades. Então, a avaliação precisa ser detalhada. Não encontrando nada e o paciente tendo um perfil emocional de agitação, ansiedade ou depressão, fica com um diagnóstico do quadro emocional.” 


O médico afirma que exames preventivos são importantes para avaliar anualmente o organismo. “Inicialmente, os mais simples e gerais, de sangue e urina, que fazem a triagem. Porque, se aparece alguma alteração, aí você faz outros mais específicos. Também a radiografia de tórax, um eletrocardiograma e um ultrassom de abdômen”. 


Estilo de vida 


O especialista afirma que o modo de viver também influencia no quadro. A pessoa que faz muitas dietas, fica longos períodos em jejum e dorme mal, com poucas quantidade e qualidade de sono, pode ter fadiga crônica. Um dos fatores citados pelo médico é a apneia do sono.


“O esposo ou a companheira que observa a pessoa dormir e percebe que ela ronca muito, que oscila ou tem pausas na respiração, deve alertar para apneia do sono. Hoje, é uma causa importante de fadiga, que dá cansaço diurno. Ao corrigir esse distúrbio, o paciente melhora muito”, detalha Bacal.


Logo A Tribuna
Newsletter