Estudo de medicamento da Eli Lilly para hospitalizados com Covid-19 é encerrado

Pesquisa foi finalizada após o remédio aparentemente não surtir efeito nos pacientes

Por: Do Estadão Conteúdo  -  27/10/20  -  13:10
Cerca de 5.500 pacientes em 39 países foram recrutados.
Cerca de 5.500 pacientes em 39 países foram recrutados.   Foto: Imagem ilustrativa/James Yarema/Unsplash

O governo dos Estados Unidos decidiu encerrar prematuramente o estudo de um medicamento da farmacêutica Eli Lilly para Covid-19 que estava sendo testado em pessoas hospitalizadas, após o remédio aparentemente não surtir efeito nos pacientes.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os testes já haviam sido interrompidos há duas semanas, quando reguladores independentes levantaram questionamentos sobre potenciais riscos. Nesta segunda-feira (26), porém, o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, que patrocinava o estudo, disse que não foi encontrado nenhum problema de segurança, mas que a chance de a droga ser útil para pacientes hospitalizadas é baixa.


A decisão é considerada um retrocesso para um dos tratamentos mais promissores para o coronavírus. O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu uma droga experimental semelhante, fabricada pelo laboratório Regeneron, quando contraiu a covid-19 no início de outubro.


Em um comunicado, a Eli Lilly informou que o governo continua realizando um estudo separado do medicamento em pacientes com sintomas leves a moderados, para tentar prevenir a hospitalização. A empresa também continua seus próprios testes com o remédio.


Logo A Tribuna
Newsletter