Estado alerta para vacinação contra a febre amarela no pré-carnaval

Quem viaja no feriado para áreas de risco deve procurar um posto até essa terça-feira

Por: De A Tribuna On-line  -  18/02/19  -  22:23
Até 23 de outubro, 502 casos autóctones da doença foram detectados no Estado
Até 23 de outubro, 502 casos autóctones da doença foram detectados no Estado   Foto: Arquivo/Alexsander Ferraz/AT

A vacina contra a febre amarela leva dez dias para garantir proteção efetiva. Portanto, o ideal é que os foliões procurem os postos até esta terça-feira (19), especialmente aqueles que pretendem se deslocar para áreas de mata e ribeirinhas. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde.


A pasta também orienta aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias, e forem a viagens com esse perfil, que evitem adentrar áreas verdes e usem repelentes e roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção.


Todo o estado tem recomendação pela vacina, devido à circulação do vírus, assim, todos os paulistas devem se imunizar. A vacina é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade. Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina pacientes portadores de HIV positivo e transplantados. Não há indicação de imunização para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (como por exemplo lúpus e artrite reumatoide).


Nos últimos dois anos, mais de 15 milhões de pessoas foram vacinadas contra a febre amarela no estado. O número é duas vezes maior que o vacinação da década anterior, com 7 milhões de pessoas imunizadas entre 2006 e 2016.


De acordo com balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, em 2019 (de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro), foram confirmados 36 casos de febre amarela silvestre em São Paulo, dos quais nove evoluíram para óbitos. Em 2018, houve 502 casos e 175 mortes. Em 2017, foram 74 casos e 38 óbitos.


Logo A Tribuna
Newsletter