Entenda o que são e como surgem os vírus

Epidemia de coronavírus é um dos assuntos mais comentados atualmente e, de tempos em tempos, a humanidade teme algum vírus novo

Por: Da Redação  -  22/02/20  -  23:55
Os vírus podem passar ao ser humano rapidamente e sofrer muitas mutações
Os vírus podem passar ao ser humano rapidamente e sofrer muitas mutações   Foto: Divulgação

O assunto mais comentado deste ano é a epidemia de coronavírus na China. E, de tempos em tempos, a humanidade se assusta com o surgimento de um novo vírus capaz de matar e de se espalhar rapidamente caso não sejam tomadas medidas preventivas eficazes urgentes pelas autoridades de saúde.


Mas, afinal de contas, o que são os vírus, como surgem e de que forma chegam aos seres humanos? Os vírus são organismos vivos simples e muito antigos, mas que podem ser fatais para animais e seres humanos. Eles não têm a estrutura de uma célula e, ao contrário das bactérias, não têm nem condições de se multiplicarem sozinhos.


Por isso, a fim de se perpetuarem, eles precisam de uma célula. Assim, segundo o infectologista Eduardo Santana, os vírus a invadem, destroem e se multiplicam. Depois, saem prontos para atacar.


“Deve haver mais de 2 milhões de vírus selvagens ainda não identificados e que habitam tranquilamente alguns animais. Para nossa preocupação, sabemos que em algum momento alguns deles aparecerão e contaminarão as pessoas”.


  Foto: Arte: Mônica Sobral/AT

Entre os vírus que causaram pânico na população mundial nas últimas décadas, está o da Aids, nos anos 80. Dos macacos, ganhou a capacidade de contaminar e matar pessoas. O vírus ebola, que matou centenas de pessoas na África, também veio dos primatas, que podem ter se contaminado com morcegos. A doença ainda assusta em diversas regiões.


Gripes fatais diversas também mataram pessoas. Seus vírus mais atuais vieram das aves, como a gripe aviária, ou dos porcos, como a gripe suína.


Contato com humanos


O infectologista Jacyr Pasternak diz que quando os humanos entram em contato com animais portadores de vírus estão abrindo espaço para que nos invadam e nos matem.


Ao comermos carne de macaco, por exemplo, ou sopa de morcego, estamos abrindo a guarda para estes inimigos.


“Os vírus podem passar rapidamente e por muitas mutações, que nada mais são do que mudanças nas suas estruturas. Essa é uma de suas maiores características. Com isso, eles se transformam em armas letais para os humanos”.


“Rudimentar, microscópico e invisível aos nossos olhos, mas incrivelmente poderoso: vírus”. É assim que Pasternak descreve os vírus de maneira geral.


Coronavírus


O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Esse nome apareceu pela primeira vez na década de 60, segundo informações do Ministério da Saúde. Desta vez, ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.


Outras variações de coronavírus, como Sars-Cov (Síndrome Respiratória Aguda Grave), causada por um vírus que veio de um pequeno animal carnívoro, são conhecidas pelos cientistas. Essa doença produz uma pneumonia gravíssima com insuficiência respiratória. Centenas de pessoas morreram na China e em Hong Kong entre 2002 e 2003.


Logo A Tribuna
Newsletter