Duas rodas, muito prazer: é sair de bike por todo lado

Pedalar faz bem para a saúde. E é de graça

Por: Da Redação  -  07/12/19  -  17:29
Emagrecer, ganhar resistência física, distrair a mente são benefícios do uso frequente da bike
Emagrecer, ganhar resistência física, distrair a mente são benefícios do uso frequente da bike   Foto: Sílvio Luiz/AT

Dar a primeira pedalada pode ser o começo de uma rotina de atividade física sem volta. Essa é a aposta e, também, a recomendação de especialistas em saúde.


A dona de casa Sandra Maria Pereira, de 66 anos, moradora do Campo Grande, em Santos, mantém o hábito desde criança.
“Sempre gostei de andar de bicicleta. Não só por esporte. Mesmo tendo carro, gosto muito mais de fazer as coisas de bicicleta. Dá uma sensação de liberdade, aquele ventinho no rosto, além de ser mais prático.”


Para Sandra, pedalar é bem menos estressante do que dirigir. “Também não tem problema para estacionar, pois você para em qualquer lugar e prende (a bicicleta) com a corrente. Claro que também é um ótimo exercício, bom para as pernas e a saúde em geral.


Segundo o professor de Educação Física Orlando Santana, em um mês já dá para perceber os benefícios de trocar o carro pela bike. Sandra concorda com ele.


“Eu me sinto muito disposta pedalando. Ando quase todos os dias. Quando chove e preciso pegar o carro, sinto falta. Já tive muitas bicicletas furtadas, mas logo compro outra. Não fico sem”, explica ela.


Para o professor, no entanto, não é só pegar a bicicleta e sair pedalando. Algunscuidados fazem toda a diferença para que você consiga, de fato, manter a saúde em dia.


“É preciso ter uma roupa adequada, assim como um tênis ideal para a atividade. Outra indicação é começar aos poucos, num ritmo tranquilo e com distâncias mais curtas”, orienta Santana.


Dessa forma, segundo o personal trainer Eduardo Garcia, quem é sedentário consegue pegar gosto pela prática aos poucos.


“Sempre digo para os meus alunos que o ideal é começar a pedalada por prazer e sem pensar no resultado rápido. O ideal é começar a deixar o carro na garagem e apostar na bike para pequenas distâncias”, propõe Garcia.


Aproveitar os dias e noites mais quentes para passear de bicicleta é a dica do personal. “Sem pressão, com o tempo, a pessoa logo passará a fazer disso uma rotina. É uma ótima atividade para emagrecer, ganhar resistência e ainda é de graça”, brinca Eduardo.


Saúde


Segundo o cardiologista Orlando Vasconcelos, a atividade ajuda a diminuir o colesterol e tem baixo impacto nas articulações.
“O mais importante, além dos benefícios físicos, é fazer bem para a mente. A sensação de bem-estar traz muitos benefícios para a saúde”.


Para ele, andar de bicicleta vai além do foco no emagrecimento. “Claro que, com todos os equipamentos necessários, como capacete, a atividade é ideal para todas as idades. É fazer um programa em família, parar para ver o mar, o sol indo embora e, até, tomar uma água de coco na praia.”


Veja, no destaque, uma lista com sugestões de músicas para sua pedalada.


Playlist



Para distrair ou começar a focar no exercício físico, seguemalgumas sugestões de músicas:

Body (Loud Luxury, Brando)
Sunshine (Cat Dealers,LOthief, Santti)
Favela (Alok, Ina Wroldsen)
Cold Cold Man (Saint Motel)
Sunlight (Bag Raiders)
One More Time (Daft Punk)
Mama Do the Hump (Rizzle Kicks)
(Kungs vs Cookin’ on 3 Burners)


Logo A Tribuna
Newsletter