Dormir bem para ter uma vida melhor

Dar a devida importância ao sono é um importante passo para garantir o funcionamento do organismo e evitar problemas de saúde

Por: Tatiane Calixto & Da Redação &  -  11/10/20  -  23:51
Dormir cinco horas ou menos pode trazer danos à saude (Foto; Adobe Stock)
Dormir cinco horas ou menos pode trazer danos à saude (Foto; Adobe Stock)

Em meio à correria do dia a dia, dormir acaba ficando em segundo plano, do jeito e no tempo que der. Porém, apesar de toda a modernidade que invadiu nossa rotina, uma boa noite de descanso continua sendo fundamental para o organismo. Assim, é importante saber o que fazer e os erros que devem ser evitados para garantir um sono reparador. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo Frésia Sá, especialista em microfisioterapia da clínica Biointegral Saúde, o corpo humano produz durante o sono hormônios antioxidantes capazes de restaurar os tecidos utilizados ao longo do dia. Nesse período, também se regula o metabolismo e o que foi armazenado na mente. O sono consolida o aprendizado e também faz parte do processo que pode ajudar na busca pelo peso ideal. 

Melatonina 

Desde os primórdios, o ser humano realiza atividades de dia e dorme quando escurece. Porém, o médico e pesquisador do Instituto do Sono da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip), Gustavo Antonio Moreira, diz que o desenvolvimento trouxe mais luz e menos tempo ao descanso.

De fato, é no escuro que o corpo produz melatonina, um hormônio que induz ao sono. Por isso, para dormir bem, é fundamental um ambiente com pouca luz. Só que, em um mundo com tantos estímulos visuais e luminosos, o hábito acaba prejudicado. “A falta de sono adequado pode provocar desde uma sonolência que causa incômodo durante o dia a alterações de humor”, explica Moreira. 

No longo prazo, e combinado com outros fatores, o risco de doenças cardíacas pode aumentar.
Diminuir a luz algum tempo antes de dormir ajuda. Mas o ideal é construir uma rotina que, cerca de uma hora antes de dormir, exclua atividades e alimentos estimulantes como café e refrigerante.
Outra dica é evitar as telas. Deitar e ficar no celular (principalmente por conta da luz) pode sabotar uma boa noite de sono. Por isso, deixe o smartphone do lado de fora do quarto. “Pesquisas apontam que as telas, principalmente as pequenas (celulares e tablets), estão tirando, em média, uma hora de sono das pessoas”, revela Moreira.

Posição


Quanto à melhor posição para dormir, Frésia orienta que o ideal é ficar de lado, com a cabeça alinhada à coluna. Se possível, coloque um travesseiro entre os joelhos. Tente se adaptar a outra posição, caso você durma de barriga para baixo. “Essa posição é a pior”. Outra dica é testar colchões e travesseiros antes de comprar, pois cada um se adapta melhor a um tipo de densidade.
 


Logo A Tribuna
Newsletter