Doce vilão: açúcar merece atenção sempre que entrar no seu cardápio

Apesar do sabor agradável, se consumido em excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina

Por: Nathália de Alcantara  -  09/08/20  -  23:04
Consumo de açúcar em excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina
Consumo de açúcar em excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina   Foto: Divulgação

Doce vilão, o açúcar é deliciosamente perigoso e merece atenção toda vez que for entrar no seu cardápio. O sabor agradável faz com que a guloseima sirva até como calmante emocional, mas, apesar de ajudar na produção de serotonina (hormônio encarregado de regular o humor), em excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina.


>> Confira mais informações no infográfico


Segundo o endocrinologista Fernando Pereira, o corpo não reage nada bem quando se consome muito açúcar. Na prática, o pâncreas é quem produz insulina para normalizar as taxas da substância no organismo. Só que, quando a quantidade é grande, o pâncreas não dá conta e a glicose vai em excesso para corrente sanguínea. Daí vem a diabetes.


“Outros problemas também estão associados a isso, como a obesidade. Todos os alimentos acabam sendo ruins em excesso. Com o açúcar, não é diferente. Na verdade, com ele é bem pior, pois seu consumo exagerado acarreta em problemas gravíssimos”, explica Fernando.


Os doces, que normalmente contêm muito açúcar, são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura. A função seria dar disposição e energia. O detalhe é que, quando a quantidade é muito maior do que a sugerida, as atividades da pessoa não são suficientes para queimar todas essas calorias.


Alimentos


Se engana quem pensa que o açúcar é encontrado só em quitutes. Ele também aparece em frutas e em fontes salgadas, como massas, pães e bolachas.


“Muitas pessoas não sabem que ele está presente em diversos alimentos e ainda exageram no doce. E está justamente aí a situação mais grave”, explica a nutricionista Juliana Vasconcelos.


Para ela, ninguém precisa evitar o bolo e os brigadeiros em uma festa, mas não dá para fazer desse tipo de situação um hábito.


“O importante é ter controle e não ser impulsivo. Tudo deve ser consumido de maneira moderada, inclusive os doces e o açúcar”, diz Juliana.


Sobre a quantidade ideal de açúcar para ser consumida diariamente, a nutricionista diz que não existe algo exato. Segundo ela, o recomendado seria algo em torno de dois brigadeiros ou uma latinha de refrigerante por dia.


“Tirando as pessoas que já têm alguma predisposição a ter problemas com açúcar por conta do histórico familiar, que exigem um cuidado maior, as outras podem comer um pouquinho mais em dias específicos. O importante é ter acompanhamento médico e fazer exames regularmente para verificar a taxa de açúcar”.


Logo A Tribuna
Newsletter