Dia Internacional da Felicidade: aproveite a data para focar no que gosta e sorrir

Psicólogos pedem para que todos tirem algumas horas do dia para fazer algo que gostam muito; compartilhe a ideia com outras pessoas e mude o dia delas também

Por: Nathália de Alcantara  -  20/03/21  -  22:20
Se perguntarmos o que é a felicidade para outras pessoas, cada uma dirá algo diferente
Se perguntarmos o que é a felicidade para outras pessoas, cada uma dirá algo diferente   Foto: Pixabay

Em tempos tão difíceis, longe das pessoas que amamos, isolados em casa, acompanhando o aumento no número de mortes e pessoas doentes todos os dias, o Dia Internacional da Felicidade é algo difícil de se pensar em comemorar. Mas, que tal fazer do dia hoje um motivo para sorrir e enxergar as coisas boas da vida?


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a psicóloga Marcia Correia, é fundamental tirar o dia para observar pequenos detalhes que normalmente passam sem percebermos.


"Temos muita coisa boa e não vamos valor. Isso é ainda mais difícil de visualizar em um momento tão ruim quanto o que atravessamos, as precisamos começar esse exercício".


Ela recomenda tirar o dia para ligar para aquela pessoa que tem saudade, cozinhar uma comida diferente, preparar um drink gostoso, começar a ler o livro que tanto queria e não tinha tempo, maratonar a série que estava de olho há dias.


  Foto: info

"Seja como for, aposte em algo que lhe traga felicidade e faça sorrir. Também tente fazer o mesmo por outras três pessoas. Incentive a alegria, mude o dia delas, compartilhe essa ideia".


O psicólogo Roberto Figueiredo lembra que a data foi escolhida pela ONU há 8 anos para que tivéssemos no calendário um dia para promover a felicidade entre os povos do mundo. E explica que o dia deve sim ser celebrado.


"Não é ignorar a situação que vivemos, mas respirar fundo e se permitir momentos leves e de alegria. Coloque uma playlist animada e se permita dançar, fique de pijama o dia inteiro se quiser. Não se cobre tanto e finalmente faça do seu dia algo que realmente desejar".


Como disse o criador da psicanálise, Sigmund Freud, a saúde mental está em passar pelas dificuldades e saber como lidar com elas, lembra Roberto.


"Na nossa cultura, a felicidade está relacionada a conquistas materiais, mas isso tem muito a ver com o estado mental das pessoas. É impossível ter uma vida inteira feita de felicidade, nós temos altos e baixos".


A felicidade


Se perguntarmos o que é a felicidade para outras pessoas, cada uma dirá algo diferente. Na prática, ela é algo individual, pessoal e intransferível. "Nós nos fechamos em uma bolha, no nosso próprio mundo, e idealizamos o seu significado, sempre esperando que algo de fora possa nos fazer feliz. Isso é muito errado, mas bastante comum", explica a psicóloga Nathália Pereira.


"O que você tem em sua vida que pode ser a fonte de grande alegria? Você já parou para olhar isso com mais carinho, se cobrando menos? Faça do dia hoje um incentivo para procurar a sua verdadeira felicidade". E aí, vamos ser felizes?


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter