Cuidado na infância pode impedir problemas de coluna

Cuidar da postura desde cedo é o caminho

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  21/07/19  -  21:00
Problema é apresentado principalmente por pessoas que têm mais de 40 anos
Problema é apresentado principalmente por pessoas que têm mais de 40 anos   Foto: Adobestock

Ter uma postura adequada em casa ou no trabalho, praticar atividades físicas adequadas, controlar o peso, o estresse e não fumar são as atitudes que mais contribuem para a saúde da coluna. Contudo, cuidar dos pés desde a infância pode prevenir uma série de problemas traduzidos em números: hoje, 27 milhões de adultos brasileiros sofrem com dores ou doenças crônicas na coluna.


Os números são da Pesquisa Nacional da Saúde, do Governo Federal. Problemas lombares são os mais comuns, atingindo 21% das mulheres e 15% dos homens, mas não é só. Para o diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Barreira Cheida Faria, alterações nos pés auxiliam nas alterações da coluna. É o que se ensina na podoposturologia.


“Terminações nervosas nos pés chamadas mecanoreceptores recebem mensagens sobre como pisamos e mandam essa informação ao centro de gravidade do corpo, na região lombar. Como precisamos manter o equilíbrio, rotacionamos ou inclinamos o corpo e, depois, forçamos a coluna a se manter na postura errada”.


Consequências
O correto seria corrigir a pisada, utilizando palmilhas adequadas após avaliação de fisioterapeuta. Até porque, como a coluna deixa o corpo ereto, não é só a áreas lombar que sofre. 


Desde que o ser humano passou andar sobre dois pés, posicionou a cabeça na linha média do corpo. Assim, alterações na pisada deslocam quadril e toda a coluna para manter a cabeça alinhada. 


O desajuste postural pode pressionar musculatura, fascias (que são os tecidos que revestem os órgãos) e até a medula, que leva as informações do sistema nervoso a todo o corpo, desencadeando dor ou até outros problemas de saúde.


Para o ortopedista Felipe de Moraes Pomar, especialista em cirurgia da coluna vertebral da Clínica Ortocenter, estilo de vida, ergonomia no trabalho e sobrecarga mecânica são piores.</CW> 


“Além do sedentarismo, a sobrecarga de peso no dia a dia com mochilas, bebês de colo e bolsas pesadas prejudica ainda mais rápido”, explica, lembrando que o exercício físico fortalece os músculos, que ajudam a coluna se manter saudável. 


Sem dor


Pelo mesmo motivo, a sarcopenia, que é a perda muscular no envelhecimento, também é vista com preocupação. No entanto em qualquer idade, segundo o médico, não é preciso conviver com a dor. “A dor é sempre tem que ser tratada. Mas em 90% ou mais dos casos, só a mudança do estilo de vida suficiente para tirar a reincidência da dor, antes que ela se torne problema crônico”, ressalta Pomar.


Logo A Tribuna
Newsletter