Covid-19: Primeira coleta de plasma sanguíneo para tratamento é realizada

Método, que já foi adotado durante outras epidemias, pode ser eficaz contra o coronavírus

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/05/20  -  14:49
Pacientes que superaram a doença doam anticorpos para salvar pessoas em estado grave
Pacientes que superaram a doença doam anticorpos para salvar pessoas em estado grave   Foto: Robert DeLaRosa/Pixabay

A cidade de Caxias do Sul, localizado no Rio Grande do Sul, foi o primeiro município a adotar a transfusão de plasma sanguíneo - tratamento experimental - para pacientes contaminados pela Covid-19. A primeira coleta foi realizada na última sexta-feira (22). 


De acordo com a infectologista Andréa Dal Bó, o plasma - a parte líquida do sangue - tem glóbulos vermelhos e brancos, além dos nutrientes e anticorpos. Por isso, pesquisadores acreditam que o tratamento pode ser eficaz no combate ao coronavírus.


"Os primeiros estudos são bastante positivos em relação a isso. Com diminuição da mortalidade, diminuição do tempo de ventilação mecânica, diminuição da quantidade de vírus no paciente, melhora clínica substancial. É como se fosse uma transfusão de sangue", explicou Andréa. 


A seleção dos doadores de plasma é feita por meio de uma avaliação rigorosa e tem várias etapas. Por enquanto, apenas homens entre 18 e 60 anos, que tiveram a infecção pelo coronavírus confirmada por exame laboratorial e já estão curados há mais de 28 dias, podem fazer a doação.


*com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter