Coronavírus: Idosos não devem sair de casa; veja outros cuidados fundamentais

Evitar contato com crianças, idas ao banco e fazer compras no supermercado apenas fora do horário de pico são dicas de especialistas

Por: Nathália de Alcantara  -  17/03/20  -  23:14
Entre as recomendações de especialistas, está tomar sol quando puder, já que o vírus gosta de frio
Entre as recomendações de especialistas, está tomar sol quando puder, já que o vírus gosta de frio   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Quem tem mais de 60 anos deve ficar dentro de casa por tempo indeterminado e sair só quando for extremamente necessário. Essa é a melhor maneira de se proteger contra o coronavírus, alertam especialistas.


Segundo o infectologista Evaldo Stanislau, todos nós envelhecemos por dentro e por fora. Ou seja, nosso sistema imunológico e nossos órgãos também passam por desgaste ao longo dos anos.


>>> Infográfico mostra orientações contra a transmissão do coronavírus; confira


 “Quando isso acontece, ficamos mais suscetíveis às doenças e temos piores reações do que outras pessoas. O idoso deve ficar recluso e se preparar psicologicamente para isso, de forma serena”.


O geriatra Alberto Macedo Soares explica que os órgãos mais afetados com os anos são fígado, rins, pulmões e coração. “Por isso, os idosos são mais comprometidos do ponto de vista da resistência e a mortalidade é mais alta em casos como os de coronavírus”.


Para ele, caso seja necessário sair de casa, isso não deve ser feito em horário de pico. “Ainda não há recomendação para usar máscara, e é importante que as pessoas respeitem isso para que não falte para quem realmente precisar”.


O geriatra explica que o idoso deve procurar atendimento médico assim que sentir dor de garganta, febre e tosse. Mas, os sintomas podem não aparecer todos juntos.


E quem mora com idosos deve redobrar os cuidados. “A febre, por exemplo, nem sempre aparece. Nesse momento, é importante se hidratar muito, evitar contato com pessoas gripadas e não usar o ar-condicionado”, recomenda Alberto.


Tomar a vacina contra a gripe também é fundamental, diz o geriatra. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começará na próxima segunda-feira.


“Apesar de não imunizar contra o coronavírus, ajuda a eliminar dúvidas em um quadro viral. Com isso, o especialista não perderá tempo no diagnóstico”.


Cuidado com remédios


Um alerta sobre a possibilidade do uso de anti-inflamatórios como o ibuprofeno piorar a infecção pelo coronavírus acendeu após uma afirmação do ministro da Saúde da França, Olivier Véran, apoiado em estudo publicado na revista científica Lancet.


“A possibilidade seria de maior replicação do vírus nas células”, explica a infectologista Fernanda Santos.


O cardiologista Sérgio Paulo recomenda que o idoso procure seu cardiologista para qualquer mudança de medicação.


“Medicamentos para hipertensão apresentam uma maior taxa de mortalidade. Apesar disso, ainda não ter comprovação científica, é um alerta”.


Segundo ele, quem está em recuperação de infarto ou tem insuficiência cardíaca não pode mudar os remédios. “Mas, a maioria pode, sim, e é muito importante fazer isso”.


Logo A Tribuna
Newsletter