Coronavírus: Grávidas devem reforçar cuidados e merecem atenção especial

Médicos recomendam foco nas medidas de higiene e sair de caso só se realmente for necessário; veja outros cuidados

Por: Nathália de Alcantara  -  15/03/20  -  21:07
Nível considerado aceitável pela OMS é de dez mortes por mil nascimentos
Nível considerado aceitável pela OMS é de dez mortes por mil nascimentos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Redobrar cuidados de higiene e sair de casa só quando for realmente necessário são as recomendações de especialistas para as grávidas e mães recentes em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus.


As gestantes devem lembrar que estão com a imunidade reduzida e conversar com seus médicos se algo deve mudar com relação à rotina atual. Principalmente as que tem mais de 24 semanas de gestação.


>> Saiba mais sobre o coronavírus na gravidez e cuidados especiais


“Pouco se sabe sobre o coronavírus. Muitas perguntas ainda não foram respondidas. Mas, até agora, não houve contaminação de mãe para filho nem por amamentação. O vírus é transmitido pela respiração e não pelo sangue”, explica a ginecologista e obstetra Vanessa Monteiro.


Segundo ela, ainda não há evidências de que as grávidas possam sofrer aborto espontâneo, por exemplo, mas elas podem ficar muito debilitadas se pegarem a doença nesse período.


“Cada organismo reage de uma maneira. É necessário estar atento ao assunto de uma maneira geral e avaliar cada caso isoladamente e com cuidado”, diz Vanessa.


A especialista lembra que futuras mães com outras doenças, principalmente respiratórias, merecem uma atenção ainda maior.


“As consequências para o bebê podem ser praticamente nulas, mas e para a mãe? Como ela chegará para um parto ou procedimento de emergência, caso seja necessário? Ela poderá se abater e medidas preventivas devem ser adotadas”.


Lavar as mãos


A ginecologista e obstetra Fernanda Melo recomenda que é necessário lavar as mãos por ao menos 20 segundos com água e sabão. Caso não seja possível, use álcool em gel.


“As grávidas não estão mais suscetíveis, porém alguns cuidados podem evitar riscos futuros tanto para as mães quanto para os bebês. Se existe um meio de se manter segura de tudo o que está acontecendo, não custa colocar pequenas medidas em prática”.


Alguns bebês de mulheres com sintomas de coronavírus na China nasceram de forma prematura. No entanto, ainda não se sabe se isso aconteceu por algum problema ou se os médicos tomaram essa decisão com medo de imprevistos.


Para Fernanda, as mães recentes precisam ter ainda mais cautela para não ficarem longe de seus bebês. “É necessário que o paciente com coronavírus confirmado fique em isolamento, e isso inclui tomar uma série de cuidados com relação às crianças”.


Logo A Tribuna
Newsletter