Coronavírus: Baixada Santista tem 18 casos suspeitos da doença em três cidades

Só Santos monitora 14 suspeitas, sendo que seis delas apareceram nesta terça (10); São Vicente monitora três pessoas e um adolescente de Peruíbe também pode ter a doença

Por: Nathália de Alcantara  -  10/03/20  -  23:20
Atualizado em 10/03/20 - 23:40
Resultados têm demorado até 20 dias para sair, o que atrapalha o andamentos dos serviços
Resultados têm demorado até 20 dias para sair, o que atrapalha o andamentos dos serviços   Foto: Divulgação

A Baixada Santista tem 18 casos suspeitos de coronavírus. A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos monitora 14 suspeitas, sendo seis novas notificações apenas nesta terça-feira (10). São Vicente também tem três pessoas com a suspeita da doença e, Peruíbe, um acompanhamento.


Em Santos, as seis novas notificações são de uma mulher de 44 anos que esteve nos Estados Unidos; uma mulher de 49 anos que viajou para a Itália; outra mulher de 32 anos com retorno recente dos Estados Unidos; mulher e homem, de 64 e 69 anos, que viajaram para Dubai e um homem de 66 anos que trabalha no Porto de Santos.


Todos os pacientes passam bem e estão em isolamento social domiciliar. As amostras dos pacientes foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual referência para o diagnóstico da doença. 


A Secretaria Municipal de Saúde já monitorava outros oito casos suspeitos que também aguardam resultados: homem e mulher, ambos de 89 anos, cuja filha mora na Itália; homem e mulher, de 53 anos e 55 anos, que estiveram nos Estados Unidos; mulher de 63 anos que passou pela Itália, Marrocos, Portugal, Espanha e Suíça; mulher de 24 anos que viajou por Portugal e Espanha; mulher de 49 anos que esteve na Itália e homem de 35 anos que visitou a França. 


Em São Vicente, dois pacientes aguardam resultado de exame do Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, e um está em isolamento domiciliar. Na última segunda (9), o terceiro caso suspeito deu entrada no Hospital Municipal com febre, tosse e dificuldade para respirar.


É um homem de 64 anos, morador do Itararé, que teve contato familiar com a primeira suspeita do vírus. Foram realizados exames de sangue, raios-X e coleta de secreção do nariz e boca. O paciente foi transferido para o Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, na madrugada desta terça.


O segundo paciente com suspeita do vírus é um homem de 48 anos que esteve em viagem pela Itália. Ele reside no Centro, deu entrada no Hospital Municipal no domingo (8) e relatou que estava com os sintomas havia quatro dias. Apresentou quadro de gripe, com mialgia e cefaleia. Foram colhidos materiais para a realização dos exames. O paciente e seus familiares estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica na residência.


O primeiro caso de suspeita é de uma mulher, de 57 anos, que morou por seis anos na Espanha e no início de fevereiro esteve na Itália, passando por Portugal. Voltou ao Brasil em 20 de fevereiro. Conforme relatado, a mulher começou a apresentar sintomas ainda no início de fevereiro, em uma crise asmática. Deu entrada no Hospital Municipal na noite da última sexta-feira (6) com febre e dispneia. Foi colocada em isolamento e foram realizados exames laboratoriais e radiológicos, além da coleta de material. No sábado (7), ela foi transferida para o Hospital Emílio Ribas.


Vale lembrar que o resultado do exame que identifica o vírus sai em até cinco dias.


Peruíbe


Já em Peruíbe, a suspeita do caso é em um garoto de 12 anos. Ele foi avaliado pela pediatra da Vigilância Epidemiológica e clinicamente está bem. Segundo a mãe, não apresentou mais episódio de febre.


Logo A Tribuna
Newsletter