Cidades da Baixada Santista ficam sem vacina contra gripe nesta sexta-feira

Santos, São Vicente, Bertioga e Praia Grande não darão conta de imunizar todos os interessados; veja onde ainda dá para se vacinar

Por: Nathália de Alcantara  -  27/03/20  -  09:26
Vacinação drive-thru foi uma alternativa para evitar aglomerações
Vacinação drive-thru foi uma alternativa para evitar aglomerações   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A campanha de vacinação contra gripe tem sido outro problema na área da saúde. Além da pandemia de coronavírus, diversas cidades da Baixada Santista estão vendo os estoques esgotarem. Apesar de o governador João Doria anunciar a antecipação da imunização para os agentes da segurança pública a partir de segunda, as cidades não sabem como isso será feito na prática.


Santos já vacinou 34,5 mil pessoas, e a grande procura reduziu rapidamente os estoques do município, que recebeu, para esta primeira etapa da campanha, 35 mil doses para o público-alvo estimado em 104 mil pessoas (idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde).


“As pessoas estão mais sensibilizadas em relação ao cuidado com a saúde em virtude da circulação do novo coronavírus e querem se proteger dos outros tipos de gripe por meio da vacina. Já solicitamos mais doses ao Governo do Estado e esperamos retomar a campanha na próxima semana”, diz a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras.


Restam para esta sexta-feira (27) pouquíssimas doses, que devem se esgotar nas primeiras horas do dia, nas policlínicas Caruara, Monte Cabrão, Alemoa, Piratininga, Santa Maria, Morro José Menino, Penha e Vila Progresso.


Das nove cidades da região, apenas Santos disse estar preparada para atender à antecipação de vacinação feita pelo governador aos agentes de segurança.


Outras cidades


A mesma coisa acontece em São Vicente, que já imunizou 28.642 pessoas (73,5% da meta de 39 mil imunizações). O município tem pouco mais de 3 mil doses disponíveis e só haverá vacinação na prefeitura, na ESF Esplanada dos Barreiros e na Praça Brasília, no Parque das Bandeiras.


Bertioga segue sem doses desde terça. A administração municipal pede que as pessoas fiquem em casa e aguardem o abastecimento das unidades de saúde. Apenas 3.839 idosos e 912 profissionais da saúde foram imunizados.


Segundo a Prefeitura de Praia Grande, 30 mil pessoas foram vacinadas, sendo que ainda restam para esta sexta 3 mil doses nas unidades, quantidade insuficiente para atender toda a população ao longo do dia.


Normalizado


A Secretaria de Saúde de Guarujá informa que já foram aplicadas 19.521 doses. A previsão é que novas remessas cheguem entre esta sexta e segunda-feira.


Cubatão imunizou 8.675 pessoas e Mongaguá vacinou 7.050.


Em Peruíbe, 4 mil pessoas tomaram a vacina. Nesta sexta, a vacinação será feita nos idosos em domicílio, acamados do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), casas de repouso e profissionais da saúde (da rede pública e da rede privada).


Logo A Tribuna
Newsletter