Cidades da Baixada Santista aderem à Semana de Mobilização de Combate à Dengue

Atividades começaram na última segunda-feira e vão até sábado

Por: De A Tribuna On-line  -  12/02/19  -  15:00
Campanha de combate ao mosquito acontece em vários pontos de Santos ao longo desta semana
Campanha de combate ao mosquito acontece em vários pontos de Santos ao longo desta semana   Foto: Agência Brasil

Praia Grande e Guarujá iniciaram, na segunda-feira (11), uma série de atividades de combate ao Aedes aegypti. Apesar dos baixos índices na região, as cidades aderiram à Semana Estadual de Mobilização de Combate à Dengue. As atividades de campo têm o intuito de conscientizar a população, e assim evitar possíveis criadouros do mosquito.
 
Um mutirão abriu a semana no bairro Maracanã, em Praia Grande, onde os agentes realizaram conscientização dos comerciantes da região, além de palestra com alunos da EE Balneário das Palmeiras. Em Guarujá, a equipe de Controle e Combate às Endemias realizou um pedágio na travessia das barcas de Vicente de Carvalho, entregou informativos nas lojas da Avenida Thiago Ferreira e mantém um estande na Praça 14 Bis.


A programação para esta terça-feira (12) em Praia Grande segue com mutirão pelo Maracanã, e quem recebe a equipe de palestrantes são os alunos da Escola Estadual Francisco Martins dos Santos. Em Guarujá, ocorre ação educativa no Terminal Ferry Boat
 
Na quarta-feira (13), em Praia Grande, será a vez dos moradores do Solemar receberem o mutirão e a equipe de mobilização. As palestras serão realizadas na Escola Estadual Julio Secco de Carvalho. Em Guarujá, será realizado o Dia “D” de Limpeza, com ações e atividades direcionadas às margens das rodovias, para a retirada de pneus, entulhos e demais locais que podem ser propícios criadouros.
 
Em Praia Grande, a equipe se deslocará para o bairro Sítio do Campo na quinta-feira (14), onde também ocorrerá mutirão, mobilização dos comércios locais e palestra para os alunos da Escola Estadual Oswaldo Luis Sanches Toshi. Em Guarujá, dois supermercados localizados no bairro da Enseada receberão as atividades.


Na sexta-feira (15), os agentes de Praia Grande continuam pelo bairro, e quem recebe os palestrantes são os usuários da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Tude Bastos. Já em Guarujá, haverá pedágio e ação de orientação em um supermercado atacadista. Por fim, no sábado (16), o mutirão de Praia Grande acontece pelo bairro Samambaia e também na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, conhecida como Portinho.


A Divisão de Saúde Ambiental também investe em ações que ajudam na prevenção da doença durante todo o ano. Um trabalho intensivo de combate à dengue é realizado por mais de 50 agentes de endemias que percorrem toda Praia Grande conscientizando e mobilizando a população.


Outra ação importante realizada pela Saúde Ambiental é a soltura de peixes da espécie Lebiste, conhecido como Barrigudinho, em grandes locais com água parada. Esse peixe come as larvas e ovos do Aedes aegypti e de outros mosquitos. Praia Grande realiza também a nebulização de todos os canais com larvicida.


Segundo explica a coordenadora de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, mesmo com a redução no número de casos, a cidade não pode baixar a guarda. “As ações não param nunca. Nosso trabalho é intenso durante todo o ano e reforçado na temporada de verão. Precisamos contar com a parceria da população, com o olhar cuidadoso, principalmente, dentro de casa”. 


Logo A Tribuna
Newsletter