EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

21 de Outubro de 2019

Cidades da Baixada Santista aderem à Semana de Mobilização de Combate à Dengue

Atividades começaram na última segunda-feira e vão até sábado

Praia Grande e Guarujá iniciaram, na segunda-feira (11), uma série de atividades de combate ao Aedes aegypti. Apesar dos baixos índices na região, as cidades aderiram à Semana Estadual de Mobilização de Combate à Dengue. As atividades de campo têm o intuito de conscientizar a população, e assim evitar possíveis criadouros do mosquito.
 
Um mutirão abriu a semana no bairro Maracanã, em Praia Grande, onde os agentes realizaram conscientização dos comerciantes da região, além de palestra com alunos da EE Balneário das Palmeiras. Em Guarujá, a equipe de Controle e Combate às Endemias realizou um pedágio na travessia das barcas de Vicente de Carvalho, entregou informativos nas lojas da Avenida Thiago Ferreira e mantém um estande na Praça 14 Bis.

A programação para esta terça-feira (12) em Praia Grande segue com mutirão pelo Maracanã, e quem recebe a equipe de palestrantes são os alunos da Escola Estadual Francisco Martins dos Santos. Em Guarujá, ocorre ação educativa no Terminal Ferry Boat
 
Na quarta-feira (13), em Praia Grande, será a vez dos moradores do Solemar receberem o mutirão e a equipe de mobilização. As palestras serão realizadas na Escola Estadual Julio Secco de Carvalho. Em Guarujá, será realizado o Dia “D” de Limpeza, com ações e atividades direcionadas às margens das rodovias, para a retirada de pneus, entulhos e demais locais que podem ser propícios criadouros.
 
Em Praia Grande, a equipe se deslocará para o bairro Sítio do Campo na quinta-feira (14), onde também ocorrerá mutirão, mobilização dos comércios locais e palestra para os alunos da Escola Estadual Oswaldo Luis Sanches Toshi. Em Guarujá, dois supermercados localizados no bairro da Enseada receberão as atividades.

Na sexta-feira (15), os agentes de Praia Grande continuam pelo bairro, e quem recebe os palestrantes são os usuários da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Tude Bastos. Já em Guarujá, haverá pedágio e ação de orientação em um supermercado atacadista. Por fim, no sábado (16), o mutirão de Praia Grande acontece pelo bairro Samambaia e também na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, conhecida como Portinho.

A Divisão de Saúde Ambiental também investe em ações que ajudam na prevenção da doença durante todo o ano. Um trabalho intensivo de combate à dengue é realizado por mais de 50 agentes de endemias que percorrem toda Praia Grande conscientizando e mobilizando a população.

Outra ação importante realizada pela Saúde Ambiental é a soltura de peixes da espécie Lebiste, conhecido como Barrigudinho, em grandes locais com água parada. Esse peixe come as larvas e ovos do Aedes aegypti e de outros mosquitos. Praia Grande realiza também a nebulização de todos os canais com larvicida.

Segundo explica a coordenadora de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, mesmo com a redução no número de casos, a cidade não pode baixar a guarda. “As ações não param nunca. Nosso trabalho é intenso durante todo o ano e reforçado na temporada de verão. Precisamos contar com a parceria da população, com o olhar cuidadoso, principalmente, dentro de casa”. 

Tudo sobre: