Bom uso da maquiagem previne acne

Quem precisa usar todos os dias deve escolher produtos que fazem também tratamento de cravos e espinhas, evitando inflamações

Por: Júnior Batista & Isabela dos Santos & Da Redação &  -  16/06/19  -  23:31
Para evitar manchas, limpe bem a pele e use produtos adequados
Para evitar manchas, limpe bem a pele e use produtos adequados   Foto: Adobestock

Quem nunca teve problemas com acne? Na adolescência, elas fazem a festa no rosto. Na fase adulta, vez ou outra aparecem. Mas é pior para quem tem a pele oleosa: neste caso, é um problema constante, que exige cuidado e dedicação.


Quem usa maquiagem está mais suscetível ao problema e corre o risco de piorar algo que gostaria de ver suavizado. “O primeiro passo é limpar a pele todos os dias. É fundamental higienizá-la, porque a pele com acne tem mais oleosidade, o que faz com que a maquiagem dure menos”, explica o maquiador Anderson Bueno.


Ele comenta que é preciso identificar a razão da acne. Depois, deve-se procurar produtos que sejam adequados para peles acneicas. “As marcas, geralmente, possuem produtos específicos para essa pele. Eles irão ajudar a remover a oleosidade excessiva e a secar as acnes”, diz. Bueno recomenda dar preferência a produtos resistentes ou à prova d’água, que farão diferença também na durabilidade.


Com a pele limpa, pode-se começar a aplicar os produtos. Base e corretivos livres de óleo duram mais e não pioram a acne. “Dependendo do produto, pode piorar sua situação, já que ele vai colocar mais óleo ainda sobre a pele”.


Depois da maquiagem pronta, provavelmente será necessário que se façam mais retoques ao longo do dia, pois a oleosidade ocorre de dentro para fora.


Caso a acne esteja inflamada, o profissional orienta a não maquiar sobre ela. “É melhor tratá-la antes, limpar bem o rosto e esperar, para não piorar a situação”, adverte.


Trabalho


Caso você precise usar maquiagem todos os dias e tenha pele acneica, há alguns cuidados a mais.


“Se você lida com o público, por exemplo, e precisa passar maquiagem mais vezes, o ideal é usar uma linha de maquiagem que seja de tratamento”, diz. Esse produto já deve ter filtro solar.


Não usar produtos adequados pode gerar problemas como inflamações e manchas na pele.


Qualquer pessoa pode ter o problema


Não são só as pessoas que fazem uso inadequado dos cosméticos que estão propensas a terem espinhas ou cravos. As não adeptas de maquiagens também podem se deparar com as elevações no rosto, principalmente quem tem uma predisposição hereditária. Outros motivos desencadeadores podem ser o estresse e a má alimentação.


A dermatologista Fernanda Modolo, especialista em acne e dermatologia infantil, aponta alguns alimentos que podem causar o transtorno.


“O alto índice glicêmico, consumo de produtos derivados do leite e alimentos ultraprocessados. Além destes, pode ter relação com o uso de suplemento alimentares e anabolizantes”. Neste sentido, é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação balanceada. “Comer legumes e grãos integrais ajuda”, afirma.


Comum


Segundo a profissional, o aparecimento das espinhas está cada vez mais comum em pessoas com mais de 25 anos. Ela explica que, se o indivíduo não se atentar, a espinha pode se tornar uma cicatriz, que é a fase conhecida como acne.


“O simples fato de lavar o rosto duas vezes ao dia com água fria e passar protetor solar (livre de óleo) em seguida é uma forma de prevenir o aparecimento das acnes”, recomenda.


Fernanda também afirma que a pessoa deve procurar um médico se a situação continuar. “O especialista vai indicar a melhor alternativa para a pessoa”, finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter