Benefícios da vacina da AstraZeneca contra Covid seguem superando riscos, diz OMS

Diversos países da Europa suspenderam o uso do imunizante devido a complicações supostamente causadas pela vacina

Por: Do Estadão Conteúdo  -  20/03/21  -  01:24
Porta-voz disse que a empresa está em contato com autoridades austríacas e apoia a investigação
Porta-voz disse que a empresa está em contato com autoridades austríacas e apoia a investigação   Foto: Divulgação/AstraZeneca

O comitê da Organização Mundial da Saúde (OMS) formado para avaliar os recentes casos de formação de coágulos sanguíneos em pacientes que tomaram a vacina para a covid-19 da AstraZeneca concluiu que os benefícios do imunizante seguem superando os potenciais riscos, de acordo com um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 19. O entendimento da OMS está em linha com que o que afirmou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) na quinta-feira.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No começo desta semana, diversos países da Europa haviam suspendido o uso do produto, em meio a complicações supostamente causadas pela vacina da AstraZeneca.


Após a avaliação da EMA, algumas nações já retomaram o uso do imunizante.


Segundo os especialistas da entidade multilateral, o produto desenvolvido pela farmacêutica britânica, em conjunto com a Universidade de Oxford, tem um "potencial tremendo para evitar infecções e diminuir as taxas de mortes" por covid-19.


A OMS destacou que os números de quadros tromboembólicos e embolia pulmonar - as condições reportadas pelos países - na Europa não tiveram aumentos significativo desde que a vacina da AstraZeneca começou a ser utilizada.


Mais de 20 milhões de pessoas no continente já foram inoculadas com o imunizante, segundo a OMS.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter