Aprenda a não cansar de si e da sua casa durante a quarentena

Veja cinco dicas de como tornar seus dias mais agradáveis e aproveitar o momento para mergulhar no autoconhecimento

Por: Nathália de Alcantara  -  27/06/20  -  12:32
O grande segredo é tentar usar o tempo e o ambiente a seu favor
O grande segredo é tentar usar o tempo e o ambiente a seu favor   Foto: Antoine Da cunha/Unsplash

Não cansar da sua casa e de si mesmo são desafios diários em tempos de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus. Depois de mais de 3 meses dentro do seu lar, é natural que o tédio e o cansaço tomem conta da sua rotina. Por isso, o cuidado com você mesmo é fundamental.


Para a psicóloga Fernanda Pereira Andrade, a quarentena trouxe muitas possibilidades. E uma delas é a da redescoberta pessoal.


“São muitas saudades e vontades neste momento. De situações simples como abraçar as pessoas e ir à praia até sair no final de semana com os amigos ou viajar.O jeito, então, é buscar maneiras para se acalmar, exercitar a tolerância e buscar novos interesses”.


O grande segredo é tentar usar o tempo e o ambiente a seu favor. Tente ainda experimentar novos afazeres que podem se revelar boas distrações.


Depois de saber até quantos azulejos tem o seu banheiro, é normal sentir momentos de esgotamento e desânimo, assim como ansiedade para sair e encontrar as pessoas que ama.


Segundo Fernanda, a falta de estímulos e novas atividades, e a repetição incansável das mesmas tarefas, dá a impressão de que todos os dias são iguais.


“O ser humano tem necessidade de explorar suas competências e afinidades com os outros, práticas que estão abaladas nesse isolamento. É preciso viver novas situações para ter satisfação pessoal, mas o cuidado com si próprio, se redescobrir, mostra que é possível fazer isso sozinho”.


O psicólogo Anderson Andrade diz que é possível aprender a cuidar melhor de si mesmo e com ações simples. Tomar um banho demorado, investir em atividades que sempre gostou e não tinha tempo e começar a curtir o próprio lar são um bom começo.


“É preciso reconhecer nossas limitações e nos aceitarmos cheios de falhas, medos, dúvidas e incertezas. E, quando algum desses sinais aparecer, que devemos buscar uma válvula de escape, que pode ser uma música, a pausa para cozinhar ou até algum cuidado de beleza dentro de casa”, explica Anderson.


A psicóloga Tereza Santos diz que o caminho é entender as razões para nossos conflitos e resistências para desenvolver recursos emocionais que permitem a autossatisfação.


“Perceber o que te traz prazer e alegria e investir nisso é o que deve ser feito. Pode ser meditar, ler um livro, praticar esportes ou apostar em alguma forma arte. É uma forma de valorizar o que nos traz segurança e conforto”.


>>> Clique aqui para conferir as cinco dicas para não cansar de si e da sua casa na quarentena.


Logo A Tribuna
Newsletter