Aprenda a dizer não! É importante estabelecer limites

Especialistas ensinam como ser honesto sem grosseria

Por: Da Redação  -  14/12/19  -  21:55
Tudo fica ainda mais difícil quando percebemos a falta de foco de quem fala
Tudo fica ainda mais difícil quando percebemos a falta de foco de quem fala   Foto: Divulgação

Você já disse não, hoje? Pois saiba que pronunciar essa palavra com todas as letras, em claro e bom som, é fundamental em todos os setores da sua vida. Seja no trabalho ou no relacionamento com outras pessoas. Mas, e como dar uma negativa e se fazer entender sem parecer grosseiro?


Segundo a psicóloga Thania Aparecida, as mulheres têm mais dificuldades com o não por terem a ideia de que o sexo feminino deve ser sempre agradável. “O ideal é ser sincero com você mesmo e passar o seu recado de maneira firme, mas sem exageros”.


Ela explica que bancar a boazinha nem sempre termina bem, principalmente porque as pessoas logo percebem isso e costumam se aproveitar da situação.


“No trabalho, é importante estabelecer limites. E isso desde o começo. Assim, as pessoas já se acostumam com o seu jeito desde o começo e sabem quais são os limites de até onde elas podem ir”.


Para a psicóloga, existem maneiras de começar a treinar o seu não de um jeito que não seja traumático para ninguém. “É tudo uma questão de traçar uma meta e seguir firme nessa ideia. Digo que tem a ver com pensar mais em si e menos em como o outro pode se sentir”.


A primeira coisa é começar a refletir sobre situações que se repetem com frequência e que você gostaria de passar a dizer não. Para ficar profissional no assunto, vale até ensaiar a resposta em frente ao espelho para ver como está se saindo.


Grosseria


Ainda tem gente que acha que dizer não é grosseria. E, na verdade, a terapeuta de casais Rosângela Santiago explica que o não faz parte da vida. “Não concordar, não aceitar, não querer. Tudo isso faz parte do nosso dia a dia. E, quanto mais cedo soubermos lidar com isso, melhor para todo mundo”.


A primeira coisa é ser educado. A segunda, a não tentar agradar e fazer a vontade de todo mundo. Depois, tenha em mente que não é preciso sentir culpa.


“É preciso barrar a necessidade de querer estar bem com todo mundo o tempo todo. Não vale a pena se sacrificar por conta dos pensamentos alheios. Cuide de você e da sua saúde em primeiro lugar”, alerta o psicólogo Renato Duarte.


Quando dizer não?


As principais situações que envolvem esse tipo de dilema, segundo Renato, são comprar coisas que não quer e aceitar pedidos inadmissíveis de amigos só para não se indispor.


“Quando perceber que há um prejuízo envolvido nessa falta de sinceridade, diga não. É preciso trabalhar a coragem de dizer o que se pensa e não ter medo de ser mal compreendido. Nada de ficar preocupado em ser criticado ou não agradar”, dispara Renato.


Logo A Tribuna
Newsletter