Alimentação no verão deve incluir frutas no cardápio

Fuja da desidratação nos dias de calor intenso com um cardápio saudável, cheio de cores e gostos variados

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  05/01/20  -  12:36
Atualizado em 05/01/20 - 12:46
Balanças usadas em feiras livres de Santos serão avaliadas a partir desta semana
Balanças usadas em feiras livres de Santos serão avaliadas a partir desta semana   Foto: Divulgação

Verão, calor e praia. Essa combinação faz a alegria de muita gente e também aumenta a vontade de se hidratar. Beber muita água sempre ajuda, mas, na hora de se alimentar, as frutas são uma ótima pedida – principalmente as da estação, como abacaxi e melancia.


Seja in natura (que é a sua melhor forma) ou incluindo-as em outras refeições, sempre é válido comer, ao menos, uma fruta por dia. Especialistas indicam que, para aproveitá-las ao máximo, é possível apostar no congelamento e fazer picolé.


“A uva congelada fica ótima”, avisa a nutróloga Marcela Voris, que complementa. “É legal consumir frutas refrescantes, de preferência as orgânicas”.
A nutricionista Roberta Silva diz que comer a fruta de preferência é melhor que tomar um suco feito a partir dela, pois perde-se uma parte das fibras ao bater tudo no liquidificador. Ela também dá a dica na hora de escolher o produto, seja na feira ou supermercado.


“Veja a aparência da fruta. Escolha a cor característica. Se for abacaxi, estará mais amarelo. Já a manga, avermelhada e com casca lisa. A melancia, quanto mais pesada, mais doce será”.


Quando chegar em casa com as frutas, a dica das especialistas é higienizá-las, principalmente as orgânicas. “Com bastante água corrente e potável. Deixe-as em solução corada, prestando atenção à diluição. Se não for usar a casca, não precisa fazer esse processo de higienização. Sempre que possível, coma com a casca, por causa dos nutrientes e da fibra”, diz Roberta.


Vitaminas
As vitaminas podem ser consumidas com frutas um pouco mais consistentes e leite vegetal, diz a nutróloga Marcela Voris. “Esse é um leite mais saudável, sem tanto conservante e sem produtos lácteos. Pode misturar até com whey, água ou oleaginosas, além de colocar chia. Pode até substituir um lanche por elas”.


Roberta aponta que as vitaminas podem ser usadas, inclusive, como substitutas de uma refeição noturna. “Muitas vezes, à noite, a pessoa não está animada para cozinhar e pode trocar a refeição por vitaminas que tenham esses nutrientes”.


O suco verde, que está na moda, também é opção. “Sempre falo para incluir na vitamina um cereal, como aveia ou chia. Pode substituir a água por água de coco de vez em quando. É bom começar o dia já tomando um desse”, explica Roberta.


A nutricionista diz que dá, inclusive, para misturar banana com cacau em pó e leite de amêndoas. Essa mistura pode até ser usada como um pós-treino, em busca da proteína para síntese muscular e o carboidrato perdido nos exercícios.


Zero açúcar
A dica final é procurar uma fruta madura para não incluir açúcar na mistura. “Trata-se de algo saudável e que hidrata. As frutas também servem para incrementar saladas e pratos salgados. São muito benéficas e têm vitaminas, cereais e fibras. Regulam funções intestinais, dão saciedade, melhoram a imunidade e previnem doenças. São boas opções para substituir alimentos calóricos”.


O que consumir no verão?
Alimentos que ajudam na hidratação e são ricos em água, como água de coco, sorvetes de fruta sem açúcar, sucos de polpa<QA0>
e frutas com bastante líquido, como tangerina e laranja.


Quais as frutas da estação?
Abacaxi, carambola, melancia, ameixa, nectarina e lichia. Todas possuem bastante água e hidratam o corpo. Com o suor e o calor que faz na região, perdemos muito líquido.


Outras alternativas


Pitaia: ajuda no processo digestivo, pois é rica em fibras,o que ainda favorece o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. É uma fruta de baixo teor calórico, gera saciedade e auxilia quem está de dieta.

Cupuaçu: possui um antioxidante poderoso, que combate os radicais livres. Por conta disso, evita o envelhecimento precoce. É rica em vitamina C, que também fortalece o sistema imunológico. Possui grande concentração de vitaminas A, B1, B2 e B3, cálcio e selênio.


Sapoti: tem quantidade elevada de vitamina A, que ajuda a melhorar a visão, principalmente durante a velhice, quando há perda natural da visão. Ainda é rico em glicose, que fornece energia para o corpo.


Lichia: possui vitaminas do complexo B, que ajudam o metabolismo a queimar gordura. Também é composta de magnésio, cálcio e fósforo, além da vitamina C, cobre e potássio, que diminui a pressão arterial.


Logo A Tribuna
Newsletter