Vizinhos se unem e constroem 'cãodomínio' para animais de rua no Rio de Janeiro

Espaço, que é 'aberto ao público', conta com cinco cães que já eram da vizinhança. Construção levou cerca de 15 dias e ficou pronta no fim de agosto

Por: De A Tribuna On-line  -  06/09/19  -  21:05
Vizinhos tiveram a ideia pois cinco cães da região já recebiam cuidados
Vizinhos tiveram a ideia pois cinco cães da região já recebiam cuidados   Foto: Nil Laino/Arquivo pessoal

Um grupo de moradores se uniu e criou um “cãodomínio” para abrigar animais de rua. Cinco cães já vivem na casinha construída pelos moradores. No local, que é "aberto ao público", eles deixam ração e água à vontade. A boa ação foi realizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.


O espaço, que fica no bairro Caminho de Búzios, permite que os animais possam circular pelo local e tenham um abrigo, principalmente em dias de chuva e frio, além do acesso fácil à alimentação. "Tem alguns [cães] que vêm, comem e vão embora. Outros dormem e, no dia seguinte, já não estão mais aqui", contou a aposentada Nil Laino, uma das participantes da iniciativa. 


Segundo a aposentada, a ideia surgiu porque Belinha, Lili, Pingo, Pirata e Neguinho já recebiam cuidados dos moradores da região. "Esses são nossos, não são para adoção", brincou. 


Além do 'cãodomínio', animais também ganham alimentos e cuidados dos moradores
Além do 'cãodomínio', animais também ganham alimentos e cuidados dos moradores   Foto: Nil Laino/Arquivo Pessoal

A moradora afirmou que o grupo de vizinhos já tinha o hábito de juntar uma quantia em dinheiro todos os meses para comprar ração, medicamentos e levar esses cães ao veterinário. "Mas eles dormiam embaixo das árvores, no frio. Então, alguém falou sobre fazer umas casinhas, e o grupo todo aprovou", disse Nil. Foi ela quem fez o rascunho de um projeto de "cãodomínio". Depois, um pedreiro que trabalha no bairro se propôs a construí-lo sem cobrar nada. 


Ela conta que os moradores já tinham alguns materiais de construção, que foram usados na obra. O que faltava, eles faziam uma vaquinha para comprar. O trabalho levou cerca de 15 dias e o "cãodomínio" ficou pronto no fim do mês de agosto. 


O amor pelos animais não para por aí. Além de ganharem uma casa e comida, eles também têm direito, eventualmente, a churrasco e bolo de ração.


Espaço foi feito em 15 dias, e ficou pronto no fim de agosto
Espaço foi feito em 15 dias, e ficou pronto no fim de agosto   Foto: Nil Laino/Arquivo Pessoal

*Com informações do G1 Região dos Lagos


Logo A Tribuna
Newsletter