Trem com 150 passageiros descarrila em Barcelona e deixa um morto

Dois dos seis vagões do trem que fazia o trajeto entre Manresa e Barcelona descarrilaram

Por: Do Estadão Conteúdo  -  20/11/18  -  21:09
Causa do acidente foi um deslizamento de terra após dias de fortes chuvas na região
Causa do acidente foi um deslizamento de terra após dias de fortes chuvas na região   Foto: Pau BARRENA / AFP

Uma pessoa morreu e outras 49 ficaram feridas, sendo três com gravidade, após um trem com 150 passageiros descarrilar nesta terça-feira (20), em Vacarisses, 35 km ao noroeste de Barcelona, informaram os serviços de emergência. Um deslizamento de terra teria causado o acidente. A Defesa Civil da região de Catalunha disse em sua conta no Twitter que "133 pessoas foram afetadas. Destas, 1 morreu, 5 tiveram ferimentos graves (...), 44 ficaram levemente feridas e 83 saíram ilesas".


Dois dos seis vagões do trem que fazia o trajeto entre Manresa e Barcelona descarrilaram. Ele havia partido às 5h52 (2h52 em Brasília) de Manresa e se acidentou às 6h15 (3h15 em Brasília). Todos os passageiros foram retirados do trem, informou a companhia ferroviária pública espanhola Renfe em um comunicado.


"Observamos que ia freando até que as luzes de apagaram, e começou a se mover muito bruscamente", contou à emissora local TV3 Jordi Canudas, um dos passageiros.


Outro afirmou ter tido a sensação de passar por um terremoto. "Parecia que eu estava caindo de um barranco", explicou.


De acordo com Adif, a empresa que administra a rede ferroviária na Espanha, a causa do acidente foi um deslizamento de terra após dias de fortes chuvas na região. Imagens exibidas por TVs locais mostram rochas ao lado do comboio e as equipes de emergência retirando os passageiros.


O ministro espanhol de Desenvolvimento, José Luis Ábalos, explicou à rádio Cadena Ser que a área não resistiu ao desprendimento das rochas. Ele não detalhou se isso aconteceu antes ou durante a passagem do trem, mas anunciou que seu departamento investigará os detalhes do acidente.


Os deslizamentos já causaram descarrilamentos na mesma região em 2009, sem deixar vítimas, e em 2011, com 11 feridos leves.


Logo A Tribuna
Newsletter