Theresa May solicita adiamento do Brexit até 30 de junho

Pedido foi feito cinco dias antes de mais uma reunião de cúpula da União Europeia

Por: France Presse  -  06/04/19  -  18:33
May em sessão de perguntas e respostas na Câmara dos Comuns
May em sessão de perguntas e respostas na Câmara dos Comuns   Foto: Mark Duffy/ AFP

A primeira-ministra britânica, Theresa May, solicitou outro curto adiamento do Brexit à União Europeia que, ante o risco de que o Reino Unido transfira o caos político de Londres para Bruxelas, parece preferir dar mais tempo ao país, mas sempre deixando a porta aberta para a saída.


Em uma carta enviada ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, cinco dias antes de mais uma reunião de cúpula extraordinária que a UE deve celebrar sobre o Brexit, May informou que o Reino Unido deseja adiar novamente a saída do bloco, até 30 de junho. 


A separação estava prevista, inicialmente, para 29 de março de 2019, mas depois que o Parlamento britânico não aprovou o acordo que May negociou com Bruxelas, os sócios europeus concederam um pouco mais de tempo, até 12 de abril, para que a primeira-ministra encontrasse uma solução.


Os 27 países da UE deixaram claro que qualquer novo adiamento obrigaria os britânicos a participar nas eleições ao Parlamento Europeu, de 23 a 26 de maio, para designar seus novos eurodeputados quase três anos depois do referendo de 2016 em que 52% dos eleitores votaram a favor do Brexit.


Apesar do cenário, May, que negocia atualmente com o líder opositor trabalhista Jeremy Corbyn em busca de um consenso que retire o país do bloqueio, propôs que a prorrogação “termine em 30 de junho de 2019”.


Downing Street continua com o desejo de encontrar uma solução antes da formação da nova Eurocâmara no início de julho, com a concretização da saída “o mais rápido possível”, sem esgotar o novo prazo, embora isto signifique iniciar uma campanha para as eleições europeias que deve ser interrompida antes de chegar a termo.


'Tão difícil quanto possível'


Na opinião da trabalhista pró-UE Margaret Beckett, é uma “boa notícia” que May aceite uma nova prorrogação, mas afetada pela “má notícia” de que faz isto para “manter viva sua estratégia frustrada e seu acordo do Brexit”.


Logo A Tribuna
Newsletter