Retomada de escolas estaduais em São Paulo beneficia 200 mil alunos

Mais de 900 unidades da rede estadual retomam atividades presenciais

Por: Da Agência Brasil  -  08/10/20  -  01:18
Programa será adotado para minimizar os déficits na aprendizagem dos estudantes
Programa será adotado para minimizar os déficits na aprendizagem dos estudantes   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo menos 200 mil estudantes serão atendidos pela volta das atividades presenciais opcionais de 904 escolas da rede estadual em 219 municípios do estado de São Paulo que a partir de hoje (7) passam a ofertar atividades de reforço e recuperação.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na capital paulista, 304 unidades retomam as atividades presenciais, segundo balanço da Secretaria Estadual da Educação. Parte delas já funciona desde o dia 8 de setembro. As escolas estaduais podem oferecer aulas para alunos do ensino médio ou da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


“É muito importante darmos esse passo, amparado pelos protocolos de higiene, é claro, mas que permitem que as crianças retomem sua rotina e o contato com o ambiente escolar. Estudos apontam que quanto mais tempo os estudantes ficam longe das atividades presenciais das escolas, maior será o aumento da desigualdade social. O professor nunca será substituído”, disse o secretário estadual de Educação Rossieli Soares, que acompanhou as atividades em uma unidade de ensino da capital.


Segundo o governo estadual, para as escolas que atendem alunos do ensino fundamental, a data prevista de retorno foi alterada para o dia 3 de novembro. O calendário de retomada presencial e a realização de atividades de reforço nas escolas municipais, estaduais e privadas dependem da autorização de cada prefeitura. Desde o dia 8 de setembro, as escolas já podem retomar atividades presenciais de acolhimento e recuperação, também mediante autorização dos municípios. 


Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Nas escolas estaduais, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.


O governo estadual informou que distribuirá 12 milhões de máscaras de tecido, 300 mil protetores faciais de acrílico, 10.168 termômetros a laser, 10 mil totens de álcool em gel, 221 mil litros de sabonete líquido, 78 milhões de copos descartáveis, 112 mil litros de álcool em gel e 100 milhões de unidades de papel toalha para garantir a segurança sanitária da comunidade escolar.


Logo A Tribuna
Newsletter