Professor pede para aluna abrir a câmera para vê-la pelada

Caso de assédio aconteceu durante aula online da Faculdade de Direito de Franca

Por: Por ATribuna.com.br  -  30/09/20  -  13:12
Professor pede para aluna abrir a câmera para vê-la pelada
Professor pede para aluna abrir a câmera para vê-la pelada   Foto: Reprodução

Um caso de assédio envolvendo um professor e uma aluna durante aula online da Faculdade de Direito de Franca vem causando polêmica. No vídeo, publicado nas redes sociais, o profissional pede à estudante que abra a câmera. A jovem informa que não pode aparecer e que manterá apenas o áudio.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


A aluna informa que não vai abrir a câmera pois ia tomar banho e estava sem roupa. Após isso, o docente insiste para que ela ligasse a webcam.


"Meio ponto para você abrir a câmera", insiste ele. "Abrir a câmera não vale meio ponto, eu estudo", conclui a aluna.


Uma imagem que também circula nas redes sociais mostra uma suposta mensagem enviada pelo docente aos alunos após a divulgação do vídeo. "Comunico que, até segunda ordem minha, se houver, em razão de uma brincadeira ocorrida ontem, inter partes, e que tem gerado incômodo, por meio de comentários maldosos, a uma colega, todos os alunos, diurno e noturno, estão sem os dois pontos de trabalho".


O Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito se pronunciou sobre o ocorrido nesta terça-feira (29). Confira a nota na íntegra:


"Chegou ao conhecimento do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Franca um ocorrido na aula de Direito Penal do 4º ano do dia 28 de setembro de 2020.


Inicialmente é importante destacar que os alunos não devem compartilhar e divulgar tal situação em grupos ou entre particulares pois trata-se de uma exposição que não deve ocorrer para uma das partes.


Na ocasião, o professor conversava com uma aluna por áudio, situação em que pediu para que abrisse a câmera. A questão é que ao informar que não poderia abrir a câmera, pois iria entrar no banho e não estava devidamente vestida, o professor insistiu, inclusive mencionando pontuação correspondente.


O Diretório Acadêmico “28 de março” vem repudiar atos de assédio moral e sexual denunciados pelos alunos da Faculdade de Direito de Franca – FDF. Reiteramos, como uma pauta já expressa, que todo e qualquer tipo de abuso, agravado pela manipulação através das relações de poder instituídas na academia, são absolutamente inaceitáveis. Tais práticas, apesar do tom de brincadeira, ferem não apenas a ética das relações educacionais, mas o próprio processo de construção científica e a responsabilidade das instituições na formação de recursos humanos.


Relembramos que muitas vezes o assédio é estimulado, e repetidamente praticado, ancorando-se na perspectiva de impunidade e permissibilidade corporativista.


Entendemos que na Faculdade deve prevalecer a justiça, pois é o espaço de construção e autorreflexão da sociedade, portanto esse tipo de situação é inaceitável, ainda que se baseie em amizade entre professor e aluno.


Portanto, o Diretório Acadêmico solidariza-se com os estudantes, reafirma o compromisso de combater o assédio na academia e estar ao lado dos alunos, fazendo valer essa representação, na busca de melhores condições de ensino e pesquisa.


O Diretório Acadêmico protocolou hoje um ofício requerendo a abertura de sindicância para avaliar a conduta do professor, sendo requerido a imposição das penalidades previstas no artigo 187 e incisos do Regimento Interno da FDF."


*com informações da Revista Claire


Logo A Tribuna
Newsletter