Professor de escola pública pede redação sobre 'sexo explícito' a alunos de 12 anos

Educador usou expressões fortes durante uma aula para alunos do 6° ano. Ele foi afastado após o caso

Por: De A Tribuna On-line  -  19/11/19  -  13:05
Professor do DF usou quadro branco para escrever expressões de sexo explícito
Professor do DF usou quadro branco para escrever expressões de sexo explícito   Foto: Reprodução/ TV Globo

Um professor de português da rede pública deu uma aula sobre sexo a alunos de 12 anos. O caso aconteceu na última quarta-feira (13), no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 104, da Asa Norte, no Distrito Federal. Ele usou expressões de sexo explícito com alunos do 6º ano e foi afastado após o caso.  


O educador solicitou que os estudantes elaborassem uma redação sobre "sexo oral e anal”. Ele usou o quadro para escrever as palavras debatidas ao propôr o trabalho para os estudantes. 


As crianças fotografaram o conteúdo escrito pelo docente na lousa e gravaram áudios durante a aula. A ocorrência registrada sobre o caso diz que "O professor de português do 6º ano havia ministrado aula com conteúdos e palavreados completamente inadequados e fora do currículo escolar". 


Defesa 


O professor Wendel Santana, de 25 anos, reconheceu que escreveu expressões de conotação sexual no quadro da escola e disse que a ideia era mostrar a diferença entre maneiras formais e informais de falar sobre sexo. 


O educador informou ainda que "não recebeu treinamento adequado". Segundo ele, não houve qualquer instrução por parte da escola e o que propôs foi um exercício de linguagem. 


"A linguagem que eles trazem pra mim é uma linguagem totalmente informal. Foi isso que eu vi. O exercício que eu propus foi trazer essa informação de linguagem informal e adaptá-la para uma linguagem formal, que é a linguagem da educação de fato", afirmou Wendel. 


A Secretaria de Educação do Distrito Federal disse que vai rescindir o contrato do professor, que é temporário. "As autoridades policiais já foram comunicadas pela direção da escola e os estudantes receberão o devido apoio do Serviço de Orientação Educacional", informou a pasta. 


*Com informações do G1 


Logo A Tribuna
Newsletter