Procurador pede que Valdemiro Santiago seja investigado por prática de estelionato

Pastor, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, prometeu aos fieis cura ao coronavírus por meio do uso de uma semente

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/05/20  -  15:02
Valdemiro publicou um vídeo no YouTube vendendo as sementes
Valdemiro publicou um vídeo no YouTube vendendo as sementes   Foto: Reprodução/Veja

O procurador Wellington Saraiva pediu ao Ministério Público de São Paulo que denuncie o pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, por prática de estelionato. A solicitação vem depois do pastor prometer uma cura ao coronavírus por meio de uso de sementes vendidas por ele.


No YouTube, Valdemiro garante que a planta traz cura e proteção contra a doença e pede o "propósito de R$ 1 mil" por ela. No vídeo, o pastor ainda mostra um suposto exame que comprovaria que uma pessoa teria se curado da Covid-19 após usar uma das sementes. 


O procurador argumenta que, por envolver comercialização, o ato não se encaixa como prática religiosa. "Não se trata de relação mística com as vítimas, mas de contrato sinalagmático. Não basta ter fé, nem ser seguidor do noticiado. Não se admitem casos de fiéis sem condições econômicas, ainda que plenos de fé, receberem o produto. As sementes só serão entregues aqueles que exibirem o comprovante de pagamento", diz Wellington Saraiva. 


Segundo o ofício, o uso de influência religiosa e mística para obter vantagem pessoal, fica clara pelo contexto do registro. Agora, cabe à Promotoria de São Paulo investigar. 


*com informações da UOL


Logo A Tribuna
Newsletter