Primeiros filhotes de onça nascidos em cativeiro ganham chá revelação em zoológico do ES

Filhotes nasceram no dia 20 de junho em Marechal Floriano e chá-revelação aconteceu no último sábado

Por: De A Tribuna On-line  -  03/09/19  -  18:08
Os filhotes de onça nasceram no dia 20 de junho, em Marechal Floriano, no Espírito Santo
Os filhotes de onça nasceram no dia 20 de junho, em Marechal Floriano, no Espírito Santo   Foto: Divulgação/ ZooPark da Montanha

O zoológico de Marechal Floriano, no Espírito Santo, ganhou dois novos e ilustres moradores. Filhotes de onça pintada marcaram, no dia 20 de junho, o primeiro caso de nascimento desses animais no Estado. No último sábado (31), os felinos ganharam ainda um evento de chá revelação, para saber o sexo dos recém-nascidos.  


A reprodução de onças-pintadas em cativeiro é considerada rara. Atualmente, além dos novos inquilinos, cerca de 600 animais, de mais de 160 espécies, vivem na unidade. 


O 'romance' entre o papai e a mamãe onça durou seis meses. A equipe técnica do zoológico acompanhou todo o processo. Foram instaladas câmeras na área onde todo o parto e os primeiros cuidados foram acompanhados. A gestação das onças dura entre 90 e 110 dias. 


Os dois filhotes são filhos da onça-pintada Tupã e do macho Negão. Segundo o parque, o pai morreu antes dos filhos nascerem. Os irmãos passaram por avaliações de veterinários e estão adaptados ao ambiente. Os nomes deles ainda não foram definidos. O zoológico deve fazer um concurso para receber sugestões de moradores da região e visitantes do local. 


Zoológico fez um chá revelação para contar sexo de onças-pintadas
Zoológico fez um chá revelação para contar sexo de onças-pintadas   Foto: Divulgação/ ZooPark da Montanha

Futuros filhotes  


A expectativa para o futuro é de que outra onça que é cuidada no local, a Tainá, que por enquanto está separada dos filhotes e da mãe deles, pode ser a próxima mamãe do pedaço. Os veterinários esperam que ela acasale com os recém-nascidos, quando eles crescerem. 


"No zoológico nós não temos nenhum animal que veio da natureza. Aqui no zoológico nós recebemos esses animais quando estão em situações de risco. Nós os recebemos aqui e cuidamos para que eles tenham uma vida melhor", explicou a veterinária Rosângela da Silva. 


Filhotes que nasceram em cativeiro com a mãe onça Tupã
Filhotes que nasceram em cativeiro com a mãe onça Tupã   Foto: Divulgação/ ZooPark da Montanha

*Com informações do G1 Espírito Santo


Logo A Tribuna
Newsletter