Prefeitura retira dez caminhões de lixo acumulados em casa de idosa, em Ribeirão Preto

Mulher de 72 anos acumulava objetivos há dez anos; equipes encontraram 20 ratos e cinco escorpiões na pilha de lixo

Por: De A Tribuna On-line  -  12/12/19  -  19:58
Roupas, lixo, materiais recicláveis e móveis foram jogados fora
Roupas, lixo, materiais recicláveis e móveis foram jogados fora   Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Uma operação realizada por equipes da prefeitura de Ribeirão Preto retirou dez caminhões de lixo da casa de uma idosa. Lixo, materiais recicláveis, restos de comida, roupas velhas e móveis quebrados.


De acordo com o Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, a operação levou um total de dois dias e só foi concluída nesta quinta-feira (12). A moradora de 72 anos sofre com Síndrome de Diógenes, o que alevou aacumular lixo há dez anos em casa.


“A casa já havia sido limpa, mas ela teve uma recaída. As equipes de combate à dengue passam com frequência e disseram que a gente precisava agir. Agora, a gente mudou a metodologia, não vai só limpar, mas dar condições de ela se sentir bem na casa”, explicou Kelly Cristina da Silva, em entrevista ao G1.


Além da idosa, mora no imóvel um filho adotivo, de 22 anos. O jovem contou aos assistentes sociais que desistiu de ajudar a mãe. Durante a limpeza, cerca de 20 ratos e cinco escorpiões foram encontrados entre o lixo e os outros materiais.


“Ela não tem noção de higiene, não tem noção de limpeza. Ela pega coisas do chão em meio ao barro e come. Ela não toma banho”, afirmou Kelly. “Muita barata, muito rato. A pia dela estava cheia de cocô de rato, o fogão. É Deus que cuida, só Deus mesmo”, completou.


Tudo o que estava na casa foi descartado, incluindo os objetos pessoais da idosa e do filho. O imóvel será mobiliado a partir de doações. Equipes da prefeitura pintarão as paredes e cimentarão o quintal.


De acordo com a prefeitura, há cerca de 100 acumuladores que estão sendo atendidos na cidade.


* Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter