Policiais militares publicam foto com beijo gay e causam polêmica; MP investiga homofobia

Coronel da reserva compartilhou áudio em que critica a ação. Corporação diz não compactuar com ‘quaisquer tipos de preconceito’

Por: De A Tribuna On-line  -  14/01/20  -  12:24
Foto de casais se beijando gerou polêmica
Foto de casais se beijando gerou polêmica   Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dois casais de policiais gays caurasam polêmica ao publicarem uma foto nas redes sociais em que aparecem se beijando, no último sábado (11). A demonstração de afeto aconteceu durante a formatura dos novos soldados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). As fotos mostram dois PMs beijando pessoas do mesmo sexo e foram alvos de comentários homofóbicos em grupos de colegas de profissão.


Um áudio enviado por um coronel da reserva da PMDF circulou pelos grupos de WhatsApp. Ele critica os beijos afirmando que a ação é uma “avacalhação” da corporação e chama a postura de “lamentável”.


Após a divulgação do caso, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pediu à PM que investigue os comentários. O Ministério Público do DF também disse que "será instaurado procedimento para a apuração da prática homofóbica e adoção das medidas cabíveis".


Áudio de coronel tecendo comentários homofóbicos sobre a foto foi repassado em grupos de WhatsApp
Áudio de coronel tecendo comentários homofóbicos sobre a foto foi repassado em grupos de WhatsApp   Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Militar do DF proibiu qualquer dos envolvidos de conceder entrevistas sobre o caso. A corporação informou que "os áudios atribuídos a um coronel da reserva remunerada manifestam uma opinião pessoal e serão analisados pela corporação" e que "não coaduna ou apregoa quaisquer tipos de preconceito".


Comentários homofóbicos


No áudio enviado em grupos de colegas, o policial afirma que os colegas gays "não se criam" e que a corporação foi "irreversivelmente maculada" por conta dos beijos publicados pelos PMs LGBTs nas redes sociais. "Eles não se criam. Mas a nossa corporação já foi irreversivelmente maculada. Nós hoje somos motivo de chacota no Brasil inteiro [...]. Muito obrigado, senhores, os senhores conseguiram destruir a reputação da nossa Polícia Militar.”


Apoio


Da internet também vieram comentários positivos para os casais. Em uma rede social, seguidores de um deles desejaram felicidades. Em outro comentário, uma pessoa elogia a atitude dos militares. "Linda foto, parabéns! Saibam que vocês não estão fazendo nada de errado", diz um dos comentários.


Após a repercussão, colegas também reuniram fotos de casais heterossexuais se beijando fardados com o objetivo de demonstrar que a proporção do caso cresceu pelo fato de se tratarem de casais gays.


Veja a íntegra do posicionamento da Polícia Militar:


"A Polícia Militar do Distrito Federal informa que não coaduna ou apregoa quaisquer tipos de preconceito. Os áudios atribuídos a um coronel da Reserva Remunerada manifestam uma opinião pessoal, e serão analisados pela Corporação.


A PMDF informa ainda que a ética e o pundonor policial militar são preceitos basilares da Corporação, aos quais os policiais militares estão sujeitos, independentemente de cor, sexo, etnia, religião ou opção sexual.


O posicionamento oficial da PMDF órbita em torno do respeito às crenças, à ética e ao profissionalismo, pilares que todos os policiais militares devem observar no exercício de seus deveres.


A Polícia Militar do Distrito Federal reforça que não coaduna com quaisquer tipos de preconceito. As críticas divulgadas em redes sociais são opiniões pessoais e não condizem com o ponto de vista do comando da Corporação.


No entanto, com o objetivo de evitar maiores exposições e controvérsias, nenhum integrante da Corporação está autorizado a conceder entrevista sobre o assunto."


*Com informações do G1 DF.


Logo A Tribuna
Newsletter