Pesquisadores da USP criam ventilador pulmonar 15 vezes mais barato e produzido em 2 horas

Desenvolvimento do equipamento acontece desde o dia 20 de março, quando um grupo de aproximadamente 40 pessoas, divididos entre engenheiros biomédicos, mecânicos e mecatrônicos se juntaram e articularam a ideia

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/04/20  -  15:38
Atualizado em 01/04/20 - 15:47
Equipamento foi criado por grupo de 40 pesquisadores
Equipamento foi criado por grupo de 40 pesquisadores   Foto: Divulgação/Poli-USP

Engenheiros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) criaram um ventilador pulmonar que será utilizado em situações de emergências. O equipamento pode ser produzido em cerca de duas horas e é 15 vezes mais barato que aparelhos relacionados. 


O desenvolvimento do equipamento acontece desde o dia 20 de março, quando um grupo de aproximadamente 40 pessoas, divididos entre engenheiros biomédicos, mecânicos e mecatrônicos se juntaram e articularam a ideia. 


Batizado de 'Inspire', o respirador tenta suprir uma possível demanda do equipamento hospitalar durante a pandemia do coronavírus. A proposta do grupo era criar um ventilador pulmonar de baixo custo, com tecnologia e componentes nacionais. 


O tempo total de fabricação é de cerca de duas horas e o custo gira em torno de mil reais, vale lembrar que o equipamento relacionado mais barato no mercado custa R$ 15 mil. 


*com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter