Pesquisadores criam robô para fazer testes da Covid-19 e evitar contaminação em médicos

O sistema robótico terá um controle e uma tela conduzidos pelos profissionais

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/06/20  -  19:57
Projeto segue em desenvolvimento
Projeto segue em desenvolvimento   Foto: Reprodução/YouTube

Um grupo de pesquisadores do Korea Institute of Machinery and Materials estão trabalhando no desenvolvimento de um robô para substituir profissionais da Saúde que testam pacientes com a Covid-19. A ação foca em diminuir a contaminação da doença. 


Os cientistas estudam o desenvolvimento de uma máquina controlada remotamente que examina o nariz com um longo cotonete, a fim de pegar amostras em toda a passagem para a garganta, para que possam ser testadas durante o procedimento para identificar o vírus. 


O sistema robótico terá um estabilizador de cabeça, além de um controle e uma tela usados pelos profissionais para controlar o robô. 


O doutor Seo Joon-ho, responsável pelo estudo do método, espera que o robô seja usado não só para realizar exames relacionados ao coronavírus.


"Espero que essa tecnologia seja usada como um dos métodos para coletar informações não presenciais. Amostras de doenças infecciosas de alto risco, incluindo o Covid-19, para impedir a propagação de doenças infecciosas em um ambiente médico seguro. Espero que seja clinicamente útil para o diagnóstico de doenças infecciosas no futuro", disse. 


*com informações da Revista Marie Claire


Logo A Tribuna
Newsletter