Pescador encontra vômito de baleia que pode valer R$ 2,6 milhões

O âmbar gris pode valer milhões por ser utilizado na confecção de perfumes finos

Por: De A Tribuna On-line  -  14/12/19  -  18:20
Surachet Chanchu estava na praia quando se deparou com um objeto similar a uma rocha
Surachet Chanchu estava na praia quando se deparou com um objeto similar a uma rocha   Foto: Reprodução

Um pescador e catador de recicláveis tailandês encontrou, na última quinta-feira (12), um artefato que pode mudar sua vida. Surachet Chanchu estava na praia quando se deparou com um objeto similar a uma rocha, que ele acredita tratar-se de vômito de baleia. Chamado de âmbar gris, o material pode chegar a valer R$ 2,6 milhões.


Segundo o pescador, quando ele avistou o objeto, ficou impressionado com sua semelhança com o âmbar gris – uma substância sólida, gordurosa e inflamável que se forma no trato digestivo das baleias. O âmbar gris é valioso e muito procurado pela indústria de perfumes por dar maior fixação e perfume peculiar aos produtos.


Surachet, então, decidiu levar o item para casa para realizar um teste simples. Ele esquentou uma parte com um isqueiro e percebeu que a substância emitiu um cheiro agradável e almiscarado, indicando que tratava-se de âmbar gris.


Com base nos preços de venda anteriores, 1,5 kg de âmbar gris de melhor qualidade pode ser vendido por até 14.500 libras. O objeto encontrado por Surachet tem 16.7 kg, o que daria a oportunidade do pescador ter melhores condições de vida.


Legenda:A substância é formada a partir de uma secreção do ducto biliar no intestino do cachalote
Legenda:A substância é formada a partir de uma secreção do ducto biliar no intestino do cachalote   Foto: Reprodução

Oficiais do governo devem avaliar a descoberta do homem. ”Eu pensei que parecia um vômito de baleia, mas preciso que alguém que saiba disso verifique”, disse.


Âmbar gris


A substância é formada a partir de uma secreção do ducto biliar no intestino do cachalote. O líquido solidifica no oceano e amadurece por muitos anos. Especialistas dizem o âmbar pode flutuar por mais de 100 anos.


Esta é a segunda vez em uma semana que os habitantes locais encontram um pedaço que parece vômito de baleia na área, depois que um pedaço foi encontrado na última sexta-feira (7). Em outubro, o pescador Jumrus Thiachot, de 55 anos, encontrou 14 kg de âmbar enquanto caminhava pela praia em Koh Samui, também no sul da Tailândia.


*Com informações do Daily Mail


Logo A Tribuna
Newsletter