Pastores brasileiros são presos em Portugal sob a acusação de tráfico de pessoas

Eles são suspeitos de manter cerca de 30 brasileiros em situação precária

Por: De A Tribuna On-line  -  10/01/20  -  21:03
Conexão Portugal: A retomada gradual à 'vida normal'
Conexão Portugal: A retomada gradual à 'vida normal'   Foto: Getty Images

Três pastores brasileiros foram presos nesta quinta-feira (9) em Portugal. De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), responsável pelas prisões, eles atraíam cidadãos do Brasil, prometendo trabalho e legalização para morar no país europeu.


A ação incluiu cinco mandados de busca em Grande Lisboa. No local, cerca de 30 brasileiros foram encontrados, alojados em espaços onde os cultos eram feitos - também havia crianças no lugar. Segundo a autoridade imigratória, eles viviam em situações muito precárias. O esquema foi descoberto depois de uma denúncia anônima.


A rede de TV portuguesa RTP disse que os brasileiros viviam, em sua maioria, de forma ilegal no país. Também alegou que eles tinham que pagar aluguel de até 300 euros para viver nesses lugares, e contribuir com 10% de sua renda mensal para a igreja.


A RTP também entrevistou a inspetora do SEF, Edite Fonseca Fernandes, que afirmou que os pastores são suspeitos de obrigar os imigrantes a trabalharem para a igreja de graça.


* Com informações de BBC Brasil.


Logo A Tribuna
Newsletter