ONU adverte sobre aquecimento e faz alerta para possíveis riscos

Oceanos podem ameaçar humanidade, segundo organização

Por: Da AFP  -  21/09/19  -  01:03

Devastados pelo aquecimento e pela contaminação provocada pelo homem, os oceanos estão prestes a desatar toda a sua força contra as populações, adverte a ONU em um rascunho que será adotado na semana que vem.


“Todos os habitantes do planeta dependem direta ou indiretamente dos oceanos e da criosfera [calotas polares, geleiras e terras congeladas]”, adverte na introdução este projeto que será estudado a partir desta sexta-feira (20), em Mônaco, por cientistas e diplomatas dos 195 estados-membros do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU.


Segundo o informe, se a humanidade quiser evitar o pior, deve reformar profundamente seus modelos de produção e de consumo.


Segundo o Acordo de Paris de 2015, o mundo se comprometeu a limitar o aumento das temperaturas no planeta abaixo de 2ºC e a 1,5ºC, com relação à era pré-industrial. Mas, mesmo se os países respeitarem os compromissos de redução de emissões, o aquecimento seria de +3ºC.


Atualmente, a Terra já aqueceu 1ºC e os impactos já são sentidos, com a multiplicação de fenômenos extremos, como tempestades, inundações, calor extremo e secas.


Logo A Tribuna
Newsletter