Nasa fará estudo nas nuvens para melhorar as previsões meteorológicas e climáticas

Missão com previsão de três anos será divulgada na próxima terça-feira (25)

Por: De A Tribuna On-line  -  21/02/20  -  23:28
  Foto: Luke Ziemba/Nasa

A Nasa, agência espacial americana, divulgará na manhã da próxima terça-feira (25) o lançamento de um estudo entre as nuvens, no Oeste do Oceano Atlântico Norte, para melhorar as previsões meteorológicas e climáticas.


Os pesquisadores esperam reunir cerca de 1.200 horas de voo em seis campanhas durante os próximos três anos. A missão está prevista para começar em março. Os voos retornarão até junho.


A chave da missão são os voos coordenados entre as aeronaves HU-25 Falcon da Nasa e King Air. O primeiro voará sob e através das nuvens, onde os instrumentos coletarão amostras do ar circundante.


O King Air voará acima das nuvens e fará medições com sensores remotos e gotasondes (lê o interior das tempestades).


Testes


O estudo é o segundo de cinco outros novos a serem lançados em 2020. Neste, os pesquisadores da Nasa vão avaliar as interações da aerossol - pequenas partículas atmosféricas  que afetam a formação e a evolução das nuvens – no ar.


Também serão coletados dados para entender melhor como as nuvens, por sua vez, afetam as partículas de aerossol e o ambiente meteorológico. O programa, batizado como ‘Ativar’, será a primeira campanha de campo da Nasa a coletar dados extensos sobre os processos em nuvem em uma única região.


Logo A Tribuna
Newsletter