Mudanças e coberturas especiais marcam a trajetória do portal A Tribuna On-line

Criado há 22 anos, site é uma das principais fontes de informação da Baixada Santista

Por: De A Tribuna On-line  -  29/10/18  -  18:27

O papel de informar e o foco nas notícias regionais pautam os 22 anos do portal A Tribuna On-line. Desde que foi criado, em 26 de março de 1996, quando A Tribuna lançou seu provedor de internet, ele passou por mudanças importantes, acompanhando as tendências do mundo digital e o surgimento de novas tecnologias. Grandes coberturas fazem parte da história do site, que se mantém como uma das principais fontes de informação da Baixada Santista.


No início, site destacava principalmente as notícias do jornal impresso
No início, site destacava principalmente as notícias do jornal impresso   Foto: Reprodução

De início, 'A Tribuna Internet', como era chamado o portal, exibia principalmente notícias da versão impressa. Não demorou muito e o que era uma página virtual passou a inovar e a se destacar.


Em 1999, o site teve papel de destaque na cobertura de um dos maiores escândalos policiais da região, de repercussão nacional, que ficou conhecido como o Caso da Cavalaria. Três jovens foram executados por policiais militares após um baile de Carnaval na Ilha Porchat, em São Vicente. Quatro PMs foram condenados a mais de 50 anos de prisão cada um.


"Recebemos um e-mail da mãe de um dos meninos. Ela dizia que já tinha tentado outras maneiras de divulgar o desaparecimento dos garotos. Demos voz a uma pessoa desesperada, porque não sabia mais a quem procurar. Saímos com uma chamada no site e depois com conteúdo completo no jornal'', lembra o jornalista Fábio Lemos Lopes, que começou sua carreira no portal que trabalhou durante 11 anos.


Julgamento dos PMs envolvidos no crime foi acompanhado pela Reportagem
Julgamento dos PMs envolvidos no crime foi acompanhado pela Reportagem   Foto: Adalberto Marques

Em 2000, a primeira grande mudança consolidou o site como referência regional de informação. O espaço incorporou notícias das rádios CBN/Santos e Tri FM e da TV Tribuna, passando a realizar coberturas exclusivas.


Na mesma época, surgiu a seção de Classificados e um ambiente multimídia para transmitir via áudio e vídeo os principais destaques da região. ‘’Havia chats com celebridades do Esporte e da música pelo menos uma vez por mês. Na época, eram uma febre’’, lembra Fabiana Stelina, jornalista do portal por 18 anos.


A primeira transmissão ao vivo foi na mesma época: direto da orla da praia, onde os desfiles de Carnaval ainda eram realizados. Isso quando a internet era discada. ‘’Foi um marco. Poucos veículos já faziam transmissões’’, comenta Lopes. Ainda em 2000, uma nova experiência: cobertura com apuração on-line das eleições municipais.


E assim, o site, já chamado de A Tribuna Digital, conquistou seu espaço, ampliando a prestação de serviços e interatividade.


A Tribuna On-line acompanhou o enterro do ex-governador, no Paquetá
A Tribuna On-line acompanhou o enterro do ex-governador, no Paquetá   Foto: Marcelo Justo

As coberturas especiais da antiga Fenasoft, considerada a maior feira de tecnologia dos anos 90, e do funeral do ex-governador Mário Covas, em 2001, também ganharam destaque. ‘’O corpo de Covas veio para ser sepultado em Santos. Foi um acontecimento. Fizemos uma ampla cobertura, com galeria de fotos e vídeos’’, conta Stelina.


Versão digital


O rápido avanço da tecnologia e o surgimento dos celulares e tablets exigiram que os veículos se reinventassem e proporcionassem novas formas de leitura por seu público. Em 1º de abril de 2007, A Tribuna lançou sua edição diária eletrônica, pela qual o usuário cadastrado podia acessar o jornal do dia e um acervo de 30 edições anteriores.


Em outubro de 2009, nova mudança no site, já A Tribuna On-line. As alterações deixaram as páginas mais modernas e atraentes. E surgiram novos serviços, como previsão do tempo, indicadores econômicos e abertura para opiniões de internautas.


Em março de 2012, surgiu a versão da edição digital para tablets, ampliando o acesso dos internautas por meio do dispositivo. A presença nas redes sociais ganhou força, consolidando a presença de A Tribuna On-line em diferentes plataformas digitais. Em outubro de 2013, outra remodelação deixou o site mais atraente.


Visual do site, reformado em 2013, valorizou mais as imagens na home
Visual do site, reformado em 2013, valorizou mais as imagens na home

Caso Fabiane e a morte de Eduardo Campos


O ano de 2014 foi marcado por dois grandes desafios jornalísticos para A Tribuna On-line: o Caso Fabiane e a tragédia que matou o então presidenciável Eduardo Campos, em acidente aéreo.


Em maio daquele ano, posts em uma página do Facebook disseminaram comentários sobre uma mulher que estaria supostamente praticando magia negra com crianças em Guarujá. Fabiane Maria de Jesus foi espancada populares, morrendo dois dias depois.


O caso deu origem a uma série de questionamentos, também por parte da imprensa, sobre boatos e notícias falsas na internet. ‘’Mais do que nunca, passamos a tomar cuidado com informações veiculadas nas redes sociais’’, afirma a editora Maria Estela Galvão.


Em 13 de agosto, a queda de um avião no Boqueirão, em Santos, matou o então candidato a presidente Eduardo Campos. As informações começaram a chegar desencontradas à redação do jornal: seria explosão de botijão de gás? Queda de helicóptero? Com a tragédia confirmada, o desafio foi reunir o máximo de informações corretas e em curto espaço de tempo para publicar no site.


Queda do avião onde estava Eduardo Campos: desafio jornalístico para A Tribuna On-line
Queda do avião onde estava Eduardo Campos: desafio jornalístico para A Tribuna On-line   Foto: Walter Mello

‘’Foi uma de nossas maiores coberturas. O Brasil todo estava voltado para a nossa cidade e acessando as nossas informações. Era ano de eleições e a tragédia mexeu com o País’’, lembra Maria Estela.


Em 26 de março de 2015, o site ganha uma diagramação mais moderna, com novo destaque para fotos e possibilidade de criação instantânea de novos layouts.


Nova remodelação,em 2015, destacou ainda mais imagens na home
Nova remodelação,em 2015, destacou ainda mais imagens na home   Foto: Reprodução

Clube AT


Vantagens e descontos para os assinantes de A Tribuna tornaram-se ainda mais acessíveis com o lançamento, em fevereiro deste ano, do aplicativo Clube AT, reunindo promoções exclusivas de estabelecimentos de vários setores, além de uma agenda cultural e notícias de A Tribuna On-line.


Disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, o app conta, atualmente, com 284 estabelecimentos conveniados de 48 segmentos, oferecendo descontos de até 50%.


Aplicativo oferece descontos e promoções para os assinantes de A Tribuna
Aplicativo oferece descontos e promoções para os assinantes de A Tribuna   Foto: Reprodução

Entre os mais antigos domínios


Registrado em 21 de agosto de 1995, o domínio www.atribuna.com.br foi relacionado pelo site de notícias de tecnologia Tecmundo como um dos mais antigos no País na área de comunicação, estando junto com os da Editora Abril, Agência Estado, jornal Folha de S.Paulo, O Globo, entre outros.


Logo A Tribuna
Newsletter